Agronegócio Soja

Secagem de sementes de soja: fatores que afetam a qualidade

Especialistas na produção de sementes de soja indicam cuidados que devem ser tomados para melhorar a qualidade e reduzir perdas

Por GG Noticias

24/07/2022 às 06:00:00 - Atualizado há

A secagem de sementes de soja demanda uma série de cuidados para garantir a melhor qualidade e produtividade. Há várias ações no processo que interferem nas características do produto final.

A engenheira agrícola Gizele Ingrid Gadotti, professora do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes e coordenadora do Laboratório de Agrotecnologia da Universidade Federal de Pelotas, explica que é preciso entender que a semente é um organismo vivo. "A secagem de sementes de soja é muito diferente da secagem de grãos. A semente precisa estar no máximo da qualidade fisiológica para germinar depois." Ela destaca que a perda é bastante alta, podendo variar de 30% a 50% desde que sai do campo até a venda.

O engenheiro agrônomo Winícius Menegaz, gerente de produção da Girassol Agrícola, empresa com sede no Mato Grosso e 40 anos de história, afirma que não existe uma fórmula perfeita para a secagem de sementes de soja e que são muitas as variáveis a serem consideradas ao longo do processo. Para ele, o desenvolvimento tecnológico do segmento nos últimos anos vem contribuindo para uma tomada de decisões mais precisa e baseada em dados.

Com a ajuda dos dois especialistas, apresentamos a seguir os principais fatores que devem ser observados para melhorar a qualidade das sementes de soja e reduzir as perdas.

• Temperatura e umidade no processo de secagem

A professora destaca que manter a temperatura do ar estável e não muito alta dentro da câmara do secador é importante para evitar danos térmicos no processo de secagem de sementes. Para ela, uma dificuldade grande é obter a combinação correta entre calor e umidade durante o processo de secagem.

• Tipo de secagem

A tecnologia utilizada para secagem de sementes de soja é um dos fatores mais relevantes. O processo pode ser contínuo, que mantém as sementes em movimento; estacionário, em que é insuflado através da massa de sementes paradas; e ainda intermitente, que intercala períodos de entrada de ar quente na câmara com outros de pausa. Todos os tipos têm vantagens e desvantagens e a escolha deve levar em conta necessidades de cada empresa.

No processo de fluxo contínuo, há maior risco de dano mecânico devido ao atrito. Menegaz explica que ainda assim a Girassol tem optado por utilizar essa tecnologia em muitos casos porque ela permite iniciar o processo de secagem com um percentual mais alto de umidade das sementes de soja. Em suas Unidades de Beneficiamento de Sementes, a empresa faz a opção de acordo com as características no momento da colheita.

• Tempo entre a colheita e a secagem de sementes de soja

A coordenadora do Laboratório de Agrotecnologia da UFPel reforça que o tempo entre a colheita e o início da secagem deve ser curto para garantir a qualidade e reduzir perdas. "As sementes de soja são colhidas com umidade alta e o processo de secagem deve ser iniciado rapidamente, idealmente até no mesmo dia. Isso exige do produtor uma logística ajustada."

• Qualificação da mão de obra

Uma decisão errada – seja na temperatura do secador ou na escolha de qual lote deve ser priorizado, por exemplo – pode colocar a perder toda a produção. Por essa razão, é muito importante atuar na capacitação dos profissionais que atuam no processo de secagem de sementes de soja.

"A semente de soja só é semente quando já está dentro do barracão. Qualquer falha no processo pode fazer com que aquele organismo deixe de ter vida e passe a ser um grão comum", explica o gerente de produção da Girassol Sementes.

• Limpeza do secador

Os dois especialistas destacam que é muito importante garantir que o secador esteja totalmente limpo antes de iniciar a secagem de um novo lote de sementes de soja, principalmente quando se trata de cultivares diferentes.

A semente de soja é comercializada por unidade e o comprador quer ter a segurança de que está levando o produto que efetivamente adquiriu. "É recomendável optar por secadores que sejam fáceis de limpar para ter a certeza de que não vai ficar resíduo na troca de cultivar", explica Gizele.

O uso de tecnologias e de automação contribui para reduzir falhas no processo de secagem de sementes de soja. A solução da Ultragaz une o abastecimento de gás GLP e um sistema de monitoramento e controle de temperatura, ventilação e umidade com possibilidade de transmissão de dados em tempo real.

Quer saber mais? Clique aqui e preencha o formulário para que a Ultragaz possa entrar contato.

Fonte: Ultragaz

Fonte: Portal do Agronegócio
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias