Tocantins Palestra

Diretor da Força Nacional de Segurança Pública realiza palestra para alunos do Curso Superior de Polícia do Tocantins

A palestra teve como objetivo apresentar a atuação da Força Nacional no Brasil, os eixos de atuação e a forma de trabalho integrado.

Por GG Noticias

03/08/2022 às 14:14:34 - Atualizado há
Comandante-Geral da PMTO recebe homenagens do diretor da Força Nacional. Foto: divulgação

Na tarde desta terça-feira, 02, o Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel José Américo de Souza Gaia, esteve no Tocantins e realizou uma palestra para os alunos do Curso Superior de Polícia (CSP). A apresentação aconteceu no Auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins e contou com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM Julio Manoel da Silva, dos chefes de seções do Estado-Maior Geral e Estado-Maior Especial, alunos do CSP, representantes da Polícia Civil, dentre outras autoridades.

Com o tema: Planejamento, Operações e Experiências da Força Nacional de Segurança Pública, a palestra teve como objetivo apresentar a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Brasil, os eixos de atuação e a forma de trabalho integrado com as Instituições de segurança estaduais e nacionais.

Para o Diretor da Força Nacional, Coronel Gaia, o sincronismo entre as forças é o segredo para o sucesso das operações. "A Força Nacional não é uma instituição, mas sim um programa de cooperação. A essência dela é a integração com as forças estaduais que são a Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e os profissionais de perícia, que juntos e em sincronia nas ações, são a ferramenta e o segredo para obter o sucesso nas operações".

O comandante da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Silva Neto, destacou o trabalho integrado realizado entre as forças de segurança.

"Fico muito feliz pelo trabalho integrado, não só nas operações, mas também nas salas de aula, onde os policiais estão se aprimorando e plantando conhecimento para que a segurança pública e a comunidade possam colher os resultados através da diminuição dos índices de criminalidade". Continuou: "Somos uma só polícia e a integração é a melhor forma de combater o crime", disse.

Tocantins na Força Nacional de Segurança Pública

Atualmente, o efetivo Tocantinense mobilizado na Força Nacional está 33% mobilizado no suporte operacional, 3% no pronto emprego e 64% em operações especiais.

Força Nacional de Segurança Pública

Com atuação em âmbito nacional, a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre diversas organizações que atende à preservação da ordem pública, à segurança e também atua em calamidades.

Subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Força Nacional pode ser empregada em diversas operações. Os exemplos mais recentes são as operações de busca pelo jornalista Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira na Amazônia, ações em terras indígenas das regiões Norte e Centro-Oeste e o combate à violência urbana em alguns estados.

A Força Nacional é composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia dos estados. O grupo atua em fronteiras, presídios, reservas ambientais, áreas indígenas, policiamento ostensivo e em situações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Eles trabalham, por exemplo, no combate à criminalidade, em missões humanitárias e em operações ambientais.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias