Vacinação antirrábica na zona urbana de Palmas será no sábado
Na zona rural, campanha segue até 10 de outubro; até o momento 1.889 animais foram imunizados

Vacina antirrábica é a única forma de proteger os animais contra a raiva animal. Fotógrafo: Raiza Milhomem/ Ascom Semus
A campanha de vacinação antirrábica, em cães e gatos, na área urbana de Palmas, será realizada no sábado, 17, das 8 às 17 horas, em 36 pontos de vacinação na Capital. Confira logo após o texto, os locais de imunização. Na zona rural, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), começou a campanha no dia 20 de agosto. Até o momento, 1.889 animais foram imunizados contra a raiva. Na zona rural, a vacinação prosseguirá até 10 de outubro.
Segundo o coordenador técnico de Animais Reservatórios da UVCZ, Ademilton Guimarães, o objetivo é vacinar 30 mil animais. Para tanto, a campanha foi dividida em três etapas. A primeira, na zona rural, deflagrada em agosto; a segunda no sábado, 17 de setembro, em toda região norte e parte da região central de Palmas; e a terceira etapa, dia 24, em toda a região sul (Taquaralto, Aurenys e região e parte da região central.
Guimarães informa que quem não conseguir levar seu animal nos dias 17 e 24 para vacinar, pode levar seu pet durante a semana até a UVCZ a partir das 14 horas. Ele explica que essa foi a estratégia utilizada para aproveitar os frascos de imunizantes abertos pela manhã durante a aplicação de vacinas na zona rural.
A UVCZ informa que podem ser vacinados cães e gatos com idade a partir de três meses de vida. Para a vacinação, os proprietários dos animais devem trazer seu animal contido, por meio de coleiras, guia e focinheira no caso de cães de grande porte, gatos devem ser levados em caixas de transporte e contenção para evitar fuga e/ou acidentes com cães e outros animais.
Guimarães reforça não haver contraindicação para fêmeas grávidas (prenhes) ou lactação, mas que elas devem ser manipuladas com cuidado para evitar estresse.
A vacina contra raiva não representa risco para o animal, enquanto a doença levará ao óbito deles, portanto, todos os animais devem ser vacinados. Dessa forma, a vacinação de cães e gatos é a melhor maneira de prevenir a doença, que tem letalidade de aproximadamente 100% em humanos e 100% nos animais.
Confira programação do dia 17 de agosto