Unidade Móvel da Seciju leva palestras sobre violência contra a mulher para municípios do Bico do Papagaio
Ao longo da semana, a Gerência de Políticas e Proteção às Mulheres realizou uma série de ações com foco na prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando, durante toda a semana, ações intensivas de enfrentamento à violência contra a mulher voltadas à moradoras dos municípios de Axixá, Augustinópolis e Araguatins.
Com palestras coordenadas pela Gerência de Políticas e Proteção às Mulheres e serviços ofertados pelas prefeituras municipais, as ações com a Unidade Móvel da Seciju tiveram sua primeira parada na última terça-feira, 13, em Axixá, com uma roda de conversa com as mulheres que são acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Durante a quarta-feira, 14, no Povoado Dezesseis, localizado em Augustinópolis, a gerente de Políticas e Proteção às Mulheres da Seciju, Flávia Laís Munhoz, ministrou palestra sobre a importância do fim da violência contra a mulher. Além disso, foram realizados atendimentos médicos e odontológicos, vacinação contra Covid-19, aferição de pressão arterial, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST"s), atualização de dados para o CadÚnico e Cadastramento no programa Auxílio Brasil. Já na manhã desta quinta-feira, 15, foi a vez das mulheres de Araguatins participarem de uma palestra sobre violência doméstica e dos atendimentos ofertados pela Prefeitura Municipal.
Conforme a gerente, o objetivo das ações é levar informação para as mulheres sobre seus direitos, os riscos de vivenciar situações de violência e os canais disponibilizados para denunciar este crime. "Buscamos levar conhecimento e orientações para as mulheres como uma forma de prevenir a violência doméstica e familiar. Especialmente para aquelas que vivem em regiões mais distantes, onde essas informações não chegam", disse.