Vitrine Jeans

Um olhar sustentável para o Denim e a moda

Despertar a atenção de toda a cadeia para a criação de peças mais alinhadas com o cotidiano, o consumo e o planeta. É assim que a Capricórnio pensa, é assim que produz denim

Por GG Notícias

04/06/2021 às 16:23:39 - Atualizado há

Para marcar o lançamento da coleção Eco Denim a Capricórnio Têxtil seguiu à risca o propósito da companhia de promover conexões e ampliar o ecossistema. A tecelagem convidou 10 pessoas, dos mais variados perfis, que se destacam em suas áreas de atuação e que abraçam a sustentabilidade, trabalhando com propósito e cuidado com o planeta, para participar do Book Sustentabilidade 2021.

Amanda Santos, empreendedora social; Roberta Sá Faustini, arquiteta; Gabriela Matsunaga, ecóloga e fundadora da Coco Verde; Cláudia Shiessi, diretora da EZE; Nathália de Mattos, designer com foco em sustentabilidade e moda afro-brasileira; Gui Amorim, empreendedor e designer; Geovania Maria de Arruda Siqueira, estilista e diretora da Clara Arruda; Bárbara Bomfim, engenheira agrônoma; Ipe Aranha, chef funcional e Gabriela Soster, fundadora da marca Bendita Traça, foram retratados pelas lentes do fotógrafo Neto Lins. Reconhecido por seu trabalho autoral e olhar apurado, ele captou com sensibilidade e maestria a relação das pessoas com o trabalho, o planeta e a Capricórnio. "Trata-se de uma proposta inovadora, que traduz em cada detalhe o conceito de sustentabilidade que estamos colocando em prática", afirma João Bordignon, Diretor de Marketing e Novos Negócios da Capricórnio Têxtil.

A nova linha Eco Denim, que nasce a partir de pelo menos um atributo sustentável, seja na matéria-prima, seja no processo de produção ou trabalhando a economia circular é um dos resultados práticos do Movimento para Sustentabilidade da Capricórnio. Os cinco primeiros artigos lançados são:

Pinus: produzido com tecnologia Repreve, uma fibra ecológica inovadora desenvolvida a partir da reciclagem de garrafas plásticas;

Luna: que contém Tencel em sua composição, fibra natural regenerada pelo homem a partir de celulose ou de pasta de madeira;

Pequi e Sucupira com tecnologia Laser Friendley, que facilita o processo de desgaste a laser, reduzindo a necessidade de processos mais agressivos de alvejamento em lavanderia e consequente redução do consumo de água;

Cipó: composto por fios produzidos a partir de aparas de algodão recicladas, movendo a roda da circularidade e garantindo um processo mais sustentável.

Além da Linha Eco, a Capricórnio tem mais cinco famílias com produtos já consagrados no mercado. São elas:

Original Denim – Fabricado em 100% algodão, pode ser encontrado em uma grande variedade e tonalidades. Cheia de tradição e estilo, é ideal para peças com visual vintage, garantindo resultados incríveis para calças retas, clochard, pantalonas, jaquetas, pantacourt, wide leg, boyfriend e mom. A regra é abusar de lavagens mais elaboradas, estonagem intensa, lixados e puídos bem detonados.

Light Denim – Jeans mais leve, próprio para climas mais quentes. É ideal para ser usado não só na linha de camisaria, mas, também, na confecção de vestidos, blusas, regatas, shorts, bermudas, calças clochard e jogger. Conta também com opções rígidas e elastizadas.

Comfort Denim – O algodão, quando combinado com o elastano, forma o match perfeito para a tendência da vez: conforto. É o denim preferido dos estilistas e dos apaixonados por movimento.

Flat Comfort Denim – Com toque de cetim, cores intensas e luminosas, que aliado ao conforto do elastano garante um visual nobre e uniforme. Com ajuste perfeito ao corpo, pode ser usado em peças de alfaiataria masculinas e femininas.

Poli Comfort Denim – A dobradinha do elastano com o poliéster garante versatilidade na lavanderia e ótimo rendimento nas confecções.

Veja os outros destaques desse lançamento:

Mali – Traz o brilho da construção cetin e de um tingimento blue super intenso, aliados a um toque extremamente macio e um super stretch de 67% com alta recuperação, o que o torna um tecido completo para várias aplicações.

Malu – Tecido leve com um caimento perfeito e ótima fluidez, seu toque é super macio e sua cor super intensa em tingimento blue, ideal para camisas, vestidos, etc.

Kiev – Tipo o Mali com 70% de stretch e alta recuperação e conforto do fio dual core.

Luna – Idem malu, com a sustentabilidade resistência do Liocel.

Joa – Um 100% algodão com acabamento especial que confere maior brilho e nitidez ao tecido, realçando o efeito dos fios flamês.

Salva – 100% algodão com visual rústico proporcionado pelo efeito dos fios flamês que compõem o urdume deste tecido com excepcional largura.

Pasquin – Um artigo para se trabalhar com simplicidade, fica ótimo amaciado, proporciona um excelente custo benefício, com um visual clean e cor azul intensa.

INOVAÇÃO ABERTA

Adepta da cocriação e da inovação aberta, a Capricórnio criou, em 2019, a Capri.Lab em parceria com a lavanderia portuguesa Pizzarro, uma das líderes mundiais no segmento e reconhecida por sua inovação e renome entre os melhores estilistas e designers. "Através de uma consultoria exclusiva, ajudamos os nossos clientes a aproveitar ao máximo a versatilidade e rentabilidade dos nossos tecidos, usando técnicas de lavanderia super modernas, sustentáveis, alinhadas com as últimas tendências de moda e adaptadas para a nossa realidade do mercado brasileiro - diz João Bordignon, diretor de Marketing e Novos Negócios.

QUAL O TOM DA SUA JAQUETA?

Foi essa a pergunta que a Capricórnio lançou a 10 estilistas nacionais convidados a participar da terceira edição desse projeto já consagrado, desenvolvendo uma jaqueta no processo Upcycling, que consiste em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou melhor do que o produto original. A prática do Upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. "Trata-se de um dos grandes exemplos de economia circular, uma vez que o processo produtivo da indústria têxtil é bastante complexo", afirma Bordignon. "Aproveitando o lançamento da nossa linha Eco Denim e o nosso Movimento para a Sustentabilidade, Upcycling foi o tema escolhido para tangibilizar e ilustrar esta edição do projeto".

Os 10 estilistas de diversos pontos do país – Adriana Meira, Anuro, Bárbara Elmôr, Critiane Ruiz, Edir Piva, Fabiano Grassi, Gui Amorim, Henrique Borcardt, José Henrique (Zeh), Ju Medina e Urbano Junior – tiveram toda liberdade para desconstruir as peças originais, reprocessar na lavanderia, tingir, estampar, bordar, aplicar outros materiais reciclados e usar novos aviamentos, desde que fossem sustentáveis. "O resultado como sempre foi incrível e as jaquetas estão expostas no nosso Showroom, na Denim City SP", diz o diretor de marketing.

SOBRE A CAPRICÓRNIO TÊXTIL:

Fundada em 1946, na capital paulista como Lanifício Capricórnio, passou pela produção de tecidos para camisaria, fabricou uniformes profissionais e na década de 1980 direcionou a produção exclusivamente para o denim. Totalmente verticalizada, é uma das cinco maiores fabricantes de denim do país, com uma produção anual de 55 milhões de metros. Com duas unidades fabris no interior de São Paulo (São Carlos e Bragança Paulista) faturou R$ 375,3 milhões em 2020.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2021 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias