Tocantins Judiciário

Rede TO Sustentável orienta população sobre doação de materiais no "Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária

A ação é destinada aos servidores e magistrados, mas também aberta ao público em geral.

Por Assessoria de imprensa

07/06/2021 às 13:49:33 - Atualizado há

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), sediará, nesta segunda-feira (7/6), das 8 às 17 horas, em sua área externa, na Praça dos Girassóis, o "Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária", que será realizado pela Rede TO Sustentável. A ação é destinada aos servidores e magistrados, mas também aberta ao público em geral.

O que pode ser doado

Podem ser doados todos os tipos de materiais recicláveis utilizados no dia a dia, tais como papéis (papéis em geral, papéis de escritório, papéis de embalagem, papéis de seda, cadernos, jornais, revistas, envelopes), papelão, vidros (potes de alimentos, garrafas, frascos de remédio), plástico (garrafas PET, sacolas, canos de PVC, embalagens, etc.), embalagens de leite e suco tipo tetra park (feita de plástico, alumínio e papelão) e metais (latas de alumínio e aço, arames, pregos, fios de cobre, etc.) e óleo de cozinha usado, que pode ser armazenado dentro de uma garrafa PET.

Os materiais devem ser entregues limpos e secos. A orientação da Rede TO Sustentável é que os interessados em participar da ação façam a separação correta dos resíduos sólidos recicláveis ou não recicláveis e os acomodem em caixas de papelão, preferencialmente, ao invés de fazer uso de sacolas plásticas para levá-los ao Drive Thru.

Respeito às medidas sanitárias

A estratégia do sistema Drive Thru permite que as pessoas façam a entrega dos materiais a serem doados sem precisar sair do carro, respeitando as medidas sanitárias e facilitando a participação de quem está em home office. Por isso, é importante que os participantes se atentem ao uso correto de máscaras e a utilização de álcool gel. Quem participar da ação receberá uma muda de planta nativa do Cerrado pela doação realizada.

As associações e a importância da ação

A presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares), Maria Liduína Ferreira da Silva, destacou a importância do "Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária". "Essa ação vai ser muito importante para nós, porque essas reciclagens geram renda para a nossa associação. Então, se as pessoas tiverem consciência de separar esses materiais, não colocando junto com o lixo, nos ajudam muito e ajudam também o meio ambiente", afirmou.

A recicladora Maria Edileuza Soares Mendes, que faz parte da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas (Ascampa), também avaliou como positiva a iniciativa da Rede TO Sustentável e falou um pouco da sua rotina. "Nosso trabalho é digno, mas enfrentamos muitas dificuldades nesta pandemia. Trabalho com reciclagem há 18 anos, a Ascampa tem 16 anos de existência, e hoje em dia possui 25 famílias lá desenvolvendo esse trabalho de coleta seletiva. É um trabalho árduo, difícil, não temos apoio, a gente sofre muita discriminação, mas é o que garante o nosso sustento e nos dar dignidade", ressaltou.

Já o presidente da Associação Reciclo Palmas, José Francisco da Silva, frisou que toda ajuda é válida e elogiou a realização do Drive Thru. "Esses materiais têm muita importância para nós, e estamos aqui para receber todos os tipos deles. Nunca recusamos um material. A gente luta todo santo dia para garantir a nossa sobrevivência e eu agradeço muito pela ajuda que o Tribunal de Justiça vai nos fazer com essa ação", destacou.

A Ascamares, a Ascampa, a Associação Reciclo Palmas e a Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) serão as instituições beneficiadas com a doação dos materiais arrecadados e com as ações que serão promovidas pela Rede TO Sustentável no dia do "Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária" em Palmas.

Rede TO Sustentável

O "Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária" será realizado pela Rede TO Sustentável, composta pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, Ministério Público Estadual (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), com a participação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Comissão da Coleta Seletiva do TJTO.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias