Uma história de dificuldades, superação e vitórias
Thiago Fonseca e atleta Paraequestre
Estar acontecendo em São Paulo, o campeonato brasileiro de Paradestramento, Thiago Fonseca dos Santos ficou em primeiro lugar em sua categoria: grau cinco, que está sendo realizado nas dependências da Sociedade Hípica Paulista.
Conheça mais sobre a história de luta e superação desse herói brasileiro
O Adestramento Paraequestre é a única modalidade equestre voltada aos deficientes físicos, sendo inclusive integrante das Paralimpíadas. Nessa modalidade os para-atletas são classificados individualmente em graus de 1 a 5, onde a complexidade dos movimentos exigidos é inversamente proporcional ao grau de deficiência de cada atleta. Assim sendo, atletas do grau 1 possuem maior dificuldade motora e executam movimentos mais simples, enquanto atletas do grau 5 possuem poucas limitações motoras e executam movimentos de maior complexidade.
Thiago Fonseca é atleta Paraequestre desde 2009, e em 2022 completou 13 anos no esporte. Já conquistou vários títulos:
-9 Campeonatos Brasileiros
-10 Campeonatos Brasilienses
-9 Campeonatos Internacionais
-Esteve presente no último Campeonato Mundial (2022 - Dinamarca), representando o Brasil
Começou a praticar o esporte após sofrer um acidente de moto no ano de 2006. Como consequência do acidente precisou sofrer uma artrodese do joelho direito, o que retira completamente a mobilidade desta articulação.
Como já era cavaleiro de salto e adestramento clássico, antes de sofrer o acidente, seus familiares e amigos o incentivaram a praticar o adestramento Paraequestre.
Inicialmente era representante da Federação Paulista de Hipismo e atualmente representa a Federação Hípica de Brasília, onde reside.