Jucetins no ENAJ: Alinhamento e padronização de ações entre Juntas Comerciais são pautas de Encontro Nacional
Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) leva delegação para 41º Encontro das Juntas Comerciais (ENAJ) em Curitiba, que busca melhoria do ambiente de negócios brasileiro.
A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) enviou delegação ao 41º Encontro das Juntas Comerciais (ENAJ), que aconteceu em Curitiba (PR). O evento recebeu presidentes, secretários-gerais, procuradores e servidores das Juntas Comerciais de todo o País.
O encontro aconteceu no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com organização da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).
O objetivo do ENAJ é a troca de experiências, com ênfase no registro mercantil e na melhoria do ambiente de negócios nos estados e municípios, permitindo que os empreendedores tenham um ambiente digital simplificado, com facilidade de acesso à informação, agilidade, transparência e redução da burocracia.
O evento
A abertura aconteceu na quarta-feira, 30. Entre quinta e sexta-feira ocorreu a parte prática do evento, que é voltada à avaliação do registro mercantil no Brasil, discussão de avanços e boas práticas, padronização de atos e unificação de procedimentos entre todos os estados.
Os participantes são divididos em três salas: a sala dos presidentes(as), a sala dos procuradores(as) e secretários(as)-gerais e a sala dos responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que neste caso no Tocantins é representada pelo Simplifica Tocantins.
Equipe da Jucetins
A Jucetins levou para Curitiba o presidente José Aníbal, o secretário-geral Erlan Milhomem, a procuradora jurídica Mariana Sampaio, a gerente de registro mercantil Cleci Cassol, o gerente de planejamento Helivan Lopes, a gerente de atendimento Hilda Cristina e o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos.
"Levamos os profissionais que são os responsáveis pelas áreas de registro mercantil a fim de buscar conhecimento e trocar experiências, haja vista que neste ano a Jucetins esteve entre as Juntas mais rápidas do Brasil para registrar empresas. Neste evento participamos ativamente das discussões para que possamos unificar entendimentos, alinhar ações e padronizar procedimentos com todos as juntas comerciais do Brasil", destacou o presidente da Jucetins, José Aníbal.
De acordo com a procuradora jurídica da Jucetins, Mariana Sampaio, os procuradores e secretários gerais vêm se reunindo periodicamente, de forma on-line, para alinhamento de entendimentos jurídicos e aplicabilidade legal de diversas matérias do registro mercantil. "No ENAJ houve a consolidação desse trabalho, com novos assuntos em pauta, sendo relevante a proposição de novas redações para as Instruções Normativas do DREI para uma análise ainda mais efetiva dos atos levados à registro".
O gerente de planejamento, Helivan Lopes, informou que durante os debates da sala dos técnicos de TI e REDESIM foi discutida a integração de dados do Inova Simples e atos de transferências de empresas entre estados. "Debatemos e propomos encaminhamentos para que essas integrações aconteçam de forma mais prática. Foram compartilhadas informações sobre a REDESIM em cada Estado e os cases de sucesso de cada um", disse Helivan.
DREI
Durante o encontro o novo diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Alan Nascimento Turano, foi apresentado aos presidentes das Juntas. O presidente da Jucetins aproveitou a oportunidade para se reunir com Alan no intuito de estreitar laços.
"A gente teve uma grande interação e já teve um movimento de aproximação pensando no trabalho do DREI das suas visitas técnicas. É fundamental que a União Federal esteja próxima dos estados e das juntas comerciais. Vamos compatibilizar a nossa agenda para ter uma visita ao estado. Estar perto é fundamental para ter a garantia dos melhores serviços aos usuários", frisou o diretor Alan Turano.
Palestra
O ENAJ contou com a palestra "As Juntas Comerciais e a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional (GSI/PR): discutindo medidas para compartilhamento de dados", que foi ministrada pela Procuradora da Advocacia-Geral da União (AGU) e coordenadora geral de Assuntos de Defesa Nacional da Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Renata Furtado.
O intuito é fortalecer as medidas e simplificar os procedimentos de compartilhamento de dados entre as Juntas Comerciais e a Defesa Nacional.
Avaliação da Fenaju
De acordo com a presidente da Fenaju, Alzenir Porto, o objetivo desses encontros é buscar um ambiente sem burocracia e sem amarras para o empresário. "Ajudando o empresário, estaremos trazendo para o país uma economia forte, com muitos empregos e oportunidades. Nada está tão bom que não possa melhorar", afirmou.
Ao final do encontro foi elaborada a "Carta Curitiba" com uma série de entendimentos e proposições para desburocratizar o ambiente de negócios do Brasil.