Local1 Magalu

Redes de franquias do segmento de alimentação continuam em ritmo de expansão na pandemia

Segmento de alimentação continua sendo vantajoso para novos empreendedores

Por Lais Molina em 09/06/2021 às 11:28:04

Mesmo em cenário adverso, redes de franquias continuam expandindo. Foi o que apontou o Balanço do 1º Trimestre de 2021, divulgado pela ABF - Associação Brasileira de Franchising. De acordo com a entidade, foram abertas 3,3% mais unidades - contra 2,3% comparado ao mesmo período de 2020. O empreendedorismo tem sido visto como uma saída para o desemprego causado pela pandemia do coronavírus, o que tem levado muitas pessoas a buscarem redes de franquias consolidadas no mercado para empreender e conquistar um retorno mais interessante.

O interesse desses novos empreendedores dispostos a abrir o próprio negócio, mostra que dobrou o número de jovens - entre 18 e 24 anos - saltando de 10,2% para 21,3%, entre janeiro de 2019 a março de 2020, e deste mesmo mês e ano a maio de 2021. Outro fator importante, foi o aumento de 16% no número de pessoas interessadas em investir em franquias com investimento entre R$ 100 e R$ 200 mil, não mais se limitando apenas aos modelos chamados de microfranquias.

Abrir uma franquia, mesmo em tempos de crise econômica, ainda é um investimento vantajoso quando comparado a começar um negócio do zero. Os motivos do sucesso do segmento estão em poder aproveitar a força do nome da marca, receber todo o know-how e suporte da franqueadora, escolher um modelo de negócio que já foi testado no mercado e saber, na prática, qual opção melhor se adequa ao perfil de cada empreendedor.

O segmento de alimentação continua atraindo novos empreendedores, como a rede Casa de Bolos, pioneira no segmento de bolos caseiros, que abriu só neste primeiro trimestre 14 novas lojas, em diferentes estados do país. Enquanto a Pizza Prime, maior franquia de pizzarias 100% brasileira, registrou a abertura de 11 lojas. Com três novas lojas, a Chocolateria Brasileira conseguiu entrar em novas regiões, como Sul e Nordeste do Brasil, além do interior de São Paulo.


Já o Espetto Carioca e Bendito, de bares e restaurantes e de brownies, cookies e cafés, respectivamente e que pertencem ao mesmo grupo, criaram uma nova modalidade de negócio, o quiosque, para acelerar o ritmo de expansão. A rede Bendito abriu duas unidades e o Espetto Carioca, uma, todas no Rio de Janeiro. E mais três lojas de rua ou shopping, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, e Juazeiro do Norte. Ao todo, as duas redes somaram seis novas lojas.

Comunicar erro
Local2

Comentários