Segurança PĂșblica

Bombeiros militares celebram os 19 anos de criação do 1º Batalhão

Para os mais antigos da corporação, a história do batalhão se confunde com a história do próprio Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

Por GG Notícias

11/03/2023 às 16:00:00 - Atualizado hĂĄ
Coronel Peterson Ornelas, ao centro, relembra aos demais militares a história do 1º BBM

O dia 09 de março faz passar um filme na cabeça de muitos bombeiros militares do Tocantins. Os mais antigos se lembram como hoje, das dificuldades, da luta que era o atendimento às ocorrĂȘncias de acidente, salvamento aquĂĄtico ou combate a incĂȘndio. Desde que houve o desligamento da PolĂ­cia Militar e o que se tratava como 1ÂȘ Companhia de Bombeiros Militar, passando a se chamar 1Âș Batalhão de Bombeiros, estĂĄ fazendo 19 anos.

Quem estava na escala de serviço da Ășltima quinta-feira, juntamente com Chefe do Estado-Maior, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, celebraram a data, com direito a ouvir parte das velhas histórias daqueles que de fato viveram cada capĂ­tulo, além de comer bolo e cantar os parabéns ao aniversariante.

"É uma data muito importante para todos nós", afirmou o coronel Ornelas, relatando que "o dia 09 de março de 2004, sacramentou o que querĂ­amos naquele perĂ­odo, que era a ampliação de todos os nossos serviços, como salvamento aquĂĄtico, atendimento pré-hospitalar e defesa civil. E foi possĂ­vel ter essa transformação toda".

O coronel Ornelas é um dos "antigões" da corporação e viveu os perrengues tão comuns aos pioneiros, sobretudo àqueles que aqui estavam quando Palmas dava seus primeiros passos como capital. E isso tinha um peso exponencial por se tratar de uma instituição que lutava pela independĂȘncia, mas não tinha estrutura.

"Às vezes, não tinha viatura especĂ­fica. Era nas camionetes que colocĂĄvamos as vĂ­timas de acidentes de trânsito, por exemplo, e levĂĄvamos para o Hospital Geral de Palmas", conta Régis Dean Neves Prado Mourão, que chegou ao CBMTO soldado, passou pelas patentes de cabo, sargento, subtenente e agora é capitão.

Mourão é um dos mais antigos no Batalhão. Quando chegou, tinha o objetivo de fazer o Curso de Adaptação de Bombeiros, que valia para quem era policial militar e queria ingressar no CBMTO. O soldado Mourão nunca mais saiu. E jĂĄ se faz 22 anos.

"Foi um tempo de muitas conquistas, crescimento do CBM. Passamos dificuldades com falta de viaturas, equipamentos. E hoje estamos nessa grandiosidade", destaca o Capitão. "Costumo dizer que o Batalhão é a minha segunda casa. Estou aqui desde 2012. O meu maior tempo fora daqui foi quando servi a Força Nacional, em 2007/2008", relatou.

O mais novo comandante do 1Âș BBM é o major Alex Matos Fernandes. "Muitas das histórias que a Corporação como um todo viveu, aconteceram aqui no Batalhão. Começando pela chegada a este prédio, pela vinda para ocupĂĄ-lo. É uma história que se confunde com a história do CBMTO", assegura o major.

O major Matos estĂĄ hĂĄ cerca de trĂȘs meses no comando do 1Âș BBM, contudo, tem tempo suficiente na Corporação para lembrar que "a população é quem tem mais a ganhar com tudo isso que a gente e os mais antigos vivemos".

"Como corporação e como bombeiros militares, crescemos bastante e essa vontade de prestar o melhor serviço para a sociedade com excelĂȘncia e qualidade, desde a prevenção até a hora em que ela mais precisa", explica Matos. "Enquanto as pessoas estão correndo do local, nós estamos fazendo o caminho contrĂĄrio, indo para salvar vidas", disse.

Durante a homenagem ao Batalhão e todos que, de forma direta e indiretamente, cooperaram para se ter a história de hoje, o coronel Ornelas agradeceu pela bravura e entrega. "Eu gostaria de parabenizar a todos que passaram por aqui, como Comandantes, Comandantes de Socorro, Oficial de Área, Auxiliares nas Viaturas, Salvamento AquĂĄtico, entre outros. No Batalhão foi onde tudo teve inĂ­cio", disse.

A homenagem ainda teve a presença do tenente-coronel da Reserva, Jairon Fernandes, do tenente-coronel e corregedor do CBMTO, Cléber José Borges Sobrinho, do tenente-coronel e comandante Operacional, Ciro Cardoso Guimarães Filho, do subcomandante do 1Âș BBM, major Diógenes Madeira, e diversos bombeiros militares que atuam na escala de do dia.

Fonte: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia