Agronegócio Agrotins 2021

Agricultura Familiar avança com adoção de tecnologias produtivas

A Feira deste ano pretende deixar o produtor rural mais conectado com as novidades tecnológicas

Por Brener Nunes/Governo do Tocantins

16/06/2021 às 09:13:04 - Atualizado há

A agricultura familiar tem papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do nosso país. No Tocantins, são aproximadamente 56 mil famílias rurais contribuindo com 40% do valor bruto da produção agropecuária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na prestação de assistência técnica e na difusão de tecnologias voltadas ao trabalho no campo, o empreendedor rural muda seu ritmo produtivo e a forma de cultivo.

Um desses exemplos vem do município de Crixás, localizado a 172 km da capital Palmas. Lá o produtor Alício Alves dos Santos, um dos assistidos pelo Ruraltins, conseguiu recuperar 21 hectares de área degradada utilizando o consórcio do arroz e a pastagem, baixando assim os custos da produção com a utilização do Sistema Barreirão Plus. Esse sistema consiste em uma tecnologia de recuperação/renovação de pastagens em consórcio com culturas anuais e uma forrageira de alta qualidade e quantidade produtiva.

"Com o acompanhamento técnico, fizemos a correção do solo com aplicação de calcário, gesso e adubação com a forrageira, no nosso caso o plantio do capim Zuri. Assim, cultivava um pouco de arroz e milho em consórcio com a forrageira. Essa tecnologia proporcionou uma melhora da terra e qualidade na pastagem, bem como o enriquecimento nutricional na alimentação do gado", afirma o produtor.

A propriedade dele é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) para que outros agricultores da região possam seguir. "O produtor contemplado com a URT permite que outros produtores possam visitar a propriedade a fim de ver os resultados, tornando-se vitrines para replicação da tecnologia", explica o técnico do Ruraltins, Paulo Henrique.

O técnico Paulo Henrique explica ainda que este sistema faz com que muitos produtores recuperem suas pastagens degradadas. "Pegamos uma pastagem degradada da propriedade e fazemos a recuperação da mesma, onde usamos em consórcio com lavoura buscando reduzir o custo de formação deste pasto", destaca.

Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, o avanço das tecnologias e o trabalho integrado são fortes aliados do setor agrícola, criando alternativas para o fortalecimento das diversas cadeias produtivas. "Desenvolvemos no Tocantins um intenso trabalho integrando a pesquisa, a extensão rural e o produtor rural. Esse tripé vem contribuindo de maneira significativa para o crescimento do meio rural, ampliando as áreas de produção, como acontece com a adoção do Sistema Barreirão", avalia o gestor.

Agrotins 2021 100% Digital

Essa e outras tecnologias produtivas estarão presentes nos diversos conteúdos da Feira de Agrotecnologia do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital. Com o tema Agro 4.0 – Tecnologia no Campo, a feira deste ano pretende deixar o produtor rural ainda mais conectado com propostas inovadoras de gestão, planejamento, monitoramento e controle de produção.

Agrotins 2021 100% Digital ocorre até sexta-feira, 18, pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. Nos dias de programação, o público terá acesso a uma programação de palestras, minicursos, workshops, biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade, vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo do Tocantins. Os conteúdos ficarão disponíveis para acesso até 30 dias após o fim da Agrotins 2021 100% Digital.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias