Tocantins

Ameto recebe visita do presidente do Serviço Geológico do Brasil e define assinatura de Termo de Cooperação

Com previsão de assinatura na Agrotins, Acordo de Cooperação entre os dois órgãos vai promover ações de incentivo ao setor mineral no Tocantins

Por GG Notícias

26/03/2023 às 17:00:00 - Atualizado há
Em encontro, Ameto e SGB-CPRM discutem ações de fomento ao setor minerário no Estado

Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) recebeu na última terça-feira, 21, em sua nova sede, a visita do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Cassiano Alves, e de representantes da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO): a superintendente, Sheila Soraya Alves Knust, a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vivian Athaydes Canello Fernandes, o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Jônatas de Sales Macedo Carneiro e o chefe do Núcleo do SGB em Palmas, Marcelo Ferreira da Silva.

A visita teve como objetivo discutir a consolidação do termo de cooperação técnico-científica, com previsão de assinatura oficial na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Além de apresentar os projetos conjuntos, voltados principalmente às áreas de geologia e recursos minerais, que tem o intuito de subsidiar as políticas públicas e fomentar investimentos no setor minerário no Estado.

No encontro, o presidente da Ameto, Mauro Mota, fez uma breve apresentação da trajetória e dos projetos realizados e planejados pela a Agência e destacou a parceria entre as duas entidades. "O Serviço geológico do Brasil é um parceiro importantíssimo nosso e, com a assinatura do termo de cooperação, iremos desenvolver, através do mapeamento geológico sistemático e aprofundado, uma a análise detalhada das potencialidades minerárias que o Tocantins possui. Quanto mais dados e informações para identificar depósitos minerais em diversas regiões do Estado tivermos, mais potencial de investimentos alcançamos", afirmou.

O diretor-presidente, Cassiano Alves, iniciou sua fala parabenizando a Agência por sua atuação. "A Ameto está em um nível de maturidade e eficiência muito grande. É uma instituição que está em pleno desenvolvimento e isso é importante para o ramo da mineração.". E detalhou as atividades realizadas pelo SGB-CPRM no âmbito nacional e regional. "Estamos com um papel realmente de nos aproximarmos dos Estados e municípios que tutelam uma parte significativa da riqueza mineral no país. Com relação a mineração, nós estamos fazendo um trabalho muito alinhado com o Ministério de Minas e Energia (MME) e com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e coloco o Serviço Geológico do Brasil à disposição do Estado do Tocantins"", ressaltou.

Da Ameto, participaram também o diretor de Geologia e Mineração, Otton Nunes Pinheiro, o diretor de Fiscalização e Informação, Gleberton Vargas França, a eerente de Fiscalização e Informação, Luísa de Deus, o gerente de Apoio Técnico, Leonardo Costa e Silva, a Secretária Geral, Pâmela Kuis Torres Resplandes e a analista, Grasyella França.


Fonte: Ameto
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias