Dia dos Namorados: A Origem do Amor Celebrado em Junho no Brasil e a História de São Valentim

Descubra a história por trás do Dia dos Namorados no Brasil e a inspiração do padre romano São Valentim

Dia dos Namorados: A Origem do Amor Celebrado em Junho no Brasil e a História de São Valentim

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, uma data reservada para que os casais demonstrem o amor e cuidado mútuo. No entanto, ao contrário de outros países, onde a celebração ocorre em fevereiro, o dia dos namorados brasileiro carrega uma história relacionada ao mercado e ao consumo.

O Dia dos Namorados no Brasil:

No Brasil, não é costume comemorar o Dia de São Valentim, como é conhecido em outros lugares do mundo. A história do Dia dos Namorados brasileiro apresenta um enredo mais objetivo, tendo sido criado com uma função comercial para aquecer as vendas em um mês considerado fraco para o comércio.

O responsável por essa data é o empresário João Dória, que, em 1949, formulou uma campanha publicitária sugerindo o dia 12 de junho como uma ocasião para demonstrar o amor ao parceiro por meio de presentes. O slogan da campanha era: "Não é só com beijos que se prova o amor". A escolha do dia se deu por ser a véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o "santo casamenteiro".

Origem do Dia de São Valentim (Valentine's Day:

Nos países europeus e nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é conhecido como Valentine's Day e é comemorado em 14 de fevereiro. A data é uma referência a um padre romano chamado Valentim, que viveu no século III.

Valentim foi condenado à morte por contrariar as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido a realização de casamentos, acreditando que homens casados não seriam bons soldados. No entanto, Valentim, por acreditar que o casamento fazia parte dos planos divinos, continuou a celebrar matrimônios, indo contra as ordens do estado. Após ser descoberto, foi preso e morto pelo imperador, possivelmente no mês de fevereiro.

Enquanto estava preso, Valentim se apaixonou por uma moça e começou a enviar-lhe cartas, possivelmente assinando como "seu Valentim". Essa tradição de enviar cartões à pessoa amada se espalhou entre os povos que cultuavam São Valentim.

No século V, o papa Gelásio reconheceu Valentim como santo e instituiu o Dia de São Valentim. A partir de então, Valentim se tornou um símbolo dos apaixonados.

Além disso, a oficialização da data em fevereiro também está relacionada a uma antiga festa pagã em Roma, chamada "Lupercalia", que ocorria nesse período do ano. A festa celebrava a transição para a primavera e homenageava deusas mitológicas, sendo também uma oportunidade para a prática de atos sexuais.

Com a consolidação do cristianismo, a Igreja decidiu banir o festival pagão e transformá-lo em um evento relacionado ao cristianismo.

O Dia dos Namorados no Brasil e o Dia de São Valentim em outros países têm suas próprias histórias e origens, mas ambos celebram o amor e a dedicação entre casais.

Portanto, independentemente da origem, o Dia dos Namorados é uma oportunidade para expressarmos nosso amor e apreciarmos a companhia daqueles que são especiais em nossas vidas.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub