Opinião Ciência e Espiritualidade

Devemos acreditar apenas na ciência?

Por Robson Rodovalho

20/06/2021 às 10:19:59 - Atualizado h√°

A Ci√™ncia moderna j√° provou que, sozinha, n√£o leva o homem a padr√Ķes éticos. Ela é completamente incapaz de trilhar a caminhada da espiritualidade nos padr√Ķes que se encontram no momento, conquanto suas grandes descobertas.

A ética necessita ter padr√Ķes perenes, valores n√£o ultrapass√°veis, como o amor, a verdade, a honestidade em todos os níveis, inclusive no intelectual, para poder levar os seres humanos a uma vida mais plena. O discurso religioso aponta para quest√Ķes subjetivas, como a alma, o espírito e a eternidade, exatamente onde reside a fonte de toda ética e espiritualidade.

Allan Sandage (1926-2010), astrônomo americano e cientista que se tornou crist√£o, declarou: "Somente com o sobrenatural posso encontrar a raz√£o do propósito."

No nosso mundo democr√°tico e de liberdade, precisamos ter a capacidade de convivermos com nossos contr√°rios. E, mais ainda, ter a liberdade para discutirmos valores e princípios de conduta e ética com os cidad√£os que, embora caminhem conosco em nossa jornada existencial, n√£o pensam como nós, nem partilham de conceitos e experi√™ncias espirituais ou sobrenaturais, nem mesmo de certas convic√ß√Ķes científicas. Enquanto cientistas como Allan Sandage e John Polkinghorne, ingl√™s, físico teórico da Universidade de Cambridge, fizeram mudan√ßas de rotas existenciais devido a terem contactado o sobrenatural e por encontrarem respostas nas pegadas da religiosidade, milhares de outros n√£o t√™m o mesmo destino.

Por isso, n√£o respeitam nem gozam da mesma perspectiva espiritualizada da vida. Nesse palco, nos resta uma abordagem moral e ética, comum a todos os conviventes da sociedade, sem prejuízo à liberdade de comunica√ß√£o entre todos. As pessoas radicais e ateias de hoje podem se tornar os convictos religiosos de amanh√£ e vice-versa.

Sem dúvida, em uma sociedade de maioria religiosa, a lei tende a seguir os princípios religiosos, mas sem ferir o princípio democr√°tico e de prote√ß√£o às minorias. N√£o é pelo fato de haver maiorias que regem qualquer princípio é que deve-se impor aos outros seus pensamentos e valores.

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