Segurança PĂșblica

Onda de assassinatos em Palmas preocupa defensores dos Direitos Humanos

Representantes dos Direitos Humanos pedem investigação sobre aumento de homicĂ­dios na capital tocantinense

Por Redação

18/06/2023 às 22:00:00 - Atualizado hĂĄ
Reprodução

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia do NĂșcleo Tocantins (ABJD) e entidades ligadas aos Direitos Humanos do estado enviaram um documento ao Conselho Nacional de Direitos Humanos, cobrando respostas sobre a alarmante onda de assassinatos que assola a cidade de Palmas desde o inĂ­cio do ano. Com mais de 80 homicĂ­dios registrados até o momento, os representantes dos Direitos Humanos buscam o monitoramento nacional e uma investigação sobre o aumento dos crimes, especialmente direcionados a jovens negros.

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança PĂșblica do Tocantins, Palmas jĂĄ registrou 83 homicĂ­dios somente neste ano, trĂȘs vezes mais do que o mesmo perĂ­odo do ano anterior. O mĂȘs de maio foi particularmente violento, com 25 assassinatos. A Associação destaca o perfil das vĂ­timas, a maioria composta por jovens negros, moradores de ĂĄreas periféricas e de baixa renda.

A ABJD ressalta a falta de respostas por parte das autoridades competentes e a necessidade de apurar as circunstâncias dessas mortes, identificar os responsĂĄveis e implementar polĂ­ticas de prevenção e enfrentamento à violĂȘncia urbana. A assistente social e representante do movimento Enegrecer, Naiara Cardoso dos Santos Mascarenhas, enfatiza que a solução não se resume ao aumento do policiamento, mas requer a união de diversas frentes do poder pĂșblico, incluindo polĂ­ticas de educação, cultura, lazer e oportunidades de trabalho para os jovens.

O documento enviado ao Conselho Nacional dos Direitos Humanos destaca que a continuidade desses casos pode colocar o Brasil em violação de convenções internacionais, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e a Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura. A ABJD solicita que sejam tomadas medidas efetivas para interromper a onda de violĂȘncia e homicĂ­dios em Palmas, incluindo uma missão de apuração e o acompanhamento das providĂȘncias adotadas.

Em resposta, a Secretaria de Segurança PĂșblica do Tocantins afirma que os dados preliminares são baseados nos boletins de ocorrĂȘncia e podem sofrer alterações à medida que as investigações avançam. A SSP-TO reconhece o perfil das vĂ­timas como uma realidade histórica nacional e destaca o trabalho contĂ­nuo da PolĂ­cia Civil para responsabilizar os autores dos crimes. Além disso, a secretaria ressalta a importância do envolvimento de todas as esferas pĂșblicas na mudança desse cenĂĄrio, promovendo melhorias nas ĂĄreas afetadas pela criminalidade e garantindo oportunidades para os jovens.

Uma audiĂȘncia pĂșblica sobre o tema "PolĂ­ticas pĂșblicas em segurança pĂșblica e o combate aos altos Ă­ndices de homicĂ­dios" estĂĄ prevista para a próxima sexta-feira, com a participação de órgãos de segurança, conselhos comunitĂĄrios, organizações não governamentais e demais interessados. A expectativa é que esse encontro contribua para a busca de soluções efetivas e a promoção da igualdade e paz na cidade de Palmas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia