Tocantins se torna o epicentro do corredor logístico ferroviário do Brasil com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul

Implantação da ferrovia coloca o estado em posição estratégica para o escoamento de produtos e expansão do agronegócio

Foto: Vinícius Santa Rosa

Foto: Vinícius Santa Rosa

No coração do Brasil, o estado do Tocantins desponta como o novo centro das atenções no que diz respeito à infraestrutura logística do país. Isso se deve à conclusão da tão aguardada Ferrovia Norte-Sul (FNS), ocorrida em 16 de junho, um marco histórico para o setor de transportes e uma conquista que coloca o Tocantins em uma posição estratégica no mapa logístico nacional.

Com uma extensão de 2.257 km, a FNS atravessa quatro das cinco regiões do Brasil, desde Açailândia (MA) até Estrela D'Oeste (SP), e cerca de 32% de sua extensão passa pelo estado do Tocantins. Além disso, o Tocantins abriga seis plataformas que conectam a ferrovia a outros modais de transporte, como as rodovias e hidrovias, estabelecendo uma condição logística privilegiada e facilitando o escoamento de produtos agrícolas para importantes portos, como Itaqui (MA) e Santos (SP).

O governador Wanderlei Barbosa ressalta que a conclusão da Ferrovia Norte-Sul traz consigo um impulso significativo para diversos setores, incluindo agrícola, industrial e de transporte de cargas. Segundo ele, a ferrovia se torna uma porta de acesso para a exportação dos produtos tocantinenses, abrindo caminho para outras regiões do Brasil e até mesmo para o mercado internacional. Além disso, a ferrovia facilita o acesso a insumos e matérias-primas essenciais para o desenvolvimento local, como no caso do corredor de fertilizantes já em operação no Arco Norte, que permitirá a implantação de um Centro de Distribuição de Fertilizantes no Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), atraindo novos investimentos e impulsionando ainda mais o agronegócio, uma forte vocação do estado.

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A implantação da FNS também traz benefícios socioeconômicos para as regiões por onde passa a ferrovia. A criação de polos industriais e agroindustriais ao longo do trajeto estimula a geração de empregos e renda nos municípios envolvidos. Um exemplo é o polo de fertilizantes, que deve gerar 400 empregos diretos e impulsionar a transformação econômica da região.

Além dos aspectos econômicos, a implantação da FNS representa uma alternativa logística sustentável para o transporte de cargas. O modal ferroviário é menos poluente e mais econômico em comparação ao modal rodoviário, que atualmente é responsável por mais de 67% do escoamento da produção brasileira. Essa mudança possibilitará aos produtores e empresas do Tocantins ampliar sua competitividade tanto no mercado nacional quanto internacional, reduzindo os custos logísticos que influenciam diretamente o preço final dos produtos.

A proximidade com a ferrovia tem se mostrado um fator atrativo para a instalação de empresas e indústrias no Tocantins. A facilidade de escoamento das produções e o acesso a insumos são pontos positivos que fortalecem a economia local e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. O presidente da Fertplus Fertilizantes, Adrian da Silva, expressou seu interesse em investir na região, destacando a intenção de implantar uma distribuição de fertilizantes próximo à ferrovia para atender a expansão do agronegócio no Tocantins e na região do Matopiba.

Com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul e todas as vantagens logísticas e econômicas que ela traz consigo, o Tocantins se estabelece como protagonista no desenvolvimento do país, posicionando-se no centro do mais importante corredor logístico ferroviário do Brasil. O futuro promissor do estado e suas perspectivas de crescimento se enchem de otimismo, impulsionando setores-chave e abrindo novas possibilidades para o progresso socioeconômico.