Tocantins

Secretário da Educação do Tocantins finaliza agenda do Consed na Europa, fortalecendo a educação no estado

Missão 'Juntos pelo Direito de Aprender' proporciona intercâmbio de conhecimento e práticas educacionais bem-sucedidas

Por Redação

14/07/2023 às 22:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O secretário Fábio Vaz, representando o Tocantins, encerrou com êxito a agenda promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e Fundação Cesgranrio, na Europa. A missão 'Juntos pelo Direito de Aprender' levou os secretários de Estado da Educação do Brasil para a França e Países Baixos, proporcionando uma imersão em tecnologias, práticas educacionais e modelos bem-sucedidos de avaliação.

Durante a visita, o secretário Fábio Vaz teve a oportunidade de participar de atividades no Ministério da Educação francês, conhecendo o sistema de ingresso no ensino superior e as avaliações de práticas docentes. Na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o debate girou em torno do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e das possibilidades de avaliação das habilidades socioemocionais e competências do século XXI, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil.

Foto: Divulgação

Já nos Países Baixos, o grupo de secretários teve a oportunidade de conhecer a organização do ensino básico público, destacando o incentivo ao ensino bilíngue. Durante a visita à Haarlemmermeer Lyceum, os secretários puderam conhecer os processos de avaliação e orientação educacional, além da constante qualificação dos professores.

O secretário Fábio Vaz ressaltou a importância desse intercâmbio de conhecimento para aprimorar a qualidade da educação no Tocantins. Ele destacou o interesse em implementar um novo formato de avaliação que inclua os municípios, buscando inspiração nos modelos bem-sucedidos observados durante a missão na Europa. O objetivo é fortalecer a educação no estado, proporcionando uma formação de qualidade e o direito de aprender a todos os estudantes.

Foto: Divulgação

Essa iniciativa de intercâmbio educacional entre o Brasil e a Europa, promovida pelo CAEd em parceria com a Fundação Cesgranrio, visa enriquecer as avaliações educacionais brasileiras a partir da experiência internacional. O Consed desempenha um papel fundamental ao reunir as Secretarias de Educação dos estados, visando à integração das redes estaduais e à colaboração na construção de políticas nacionais de educação.

A missão 'Juntos pelo Direito de Aprender' foi uma oportunidade valiosa para os gestores da educação brasileira conhecerem práticas bem-sucedidas, tecnologias e modelos de avaliação educacional. Essa troca de conhecimento contribuirá para direcionar ações e fortalecer a educação não apenas no Tocantins, mas em todo o país. O comprometimento em buscar referências internacionais demonstra o empenho do Tocantins em proporcionar uma educação de qualidade e formar cidadãos preparados para os desafios do século XXI.

Foto: Divulgação

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias