SES-TO Impulsiona Saúde com Atualização do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência
Atualização do Plano visa aprimorar acesso à assistência de saúde nas Macrorregiões Norte e Centro Sul do Estado, com destaque para expansão de serviços e unidades estratégicas.
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) está trazendo um novo fôlego para o sistema de saúde com a aprovação da atualização do Plano de Ação da Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência do Tocantins (2024-2027). Em uma decisão tomada na quarta-feira, 30, o Grupo Condutor Estadual das Redes de Atenção à Saúde da SES-TO validou esse plano, que tem como principal objetivo a ampliação do acesso da população à Rede de Urgência e Emergência nas Macrorregiões Norte e Centro Sul do Estado.
Dentro desse esforço de aprimoramento, o plano traz em destaque a expansão de diversos serviços essenciais. Entre as medidas, está prevista a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h na região de Saúde Amor Perfeito. Além disso, a iniciativa inclui a ampliação de 16 Unidades de Suporte Básico (USB) do SAMU, que beneficiarão municípios como Tocantinópolis, Araguatins, Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Filadélfia, Goiatins, Pau D"Arco, Arapoema, Santa Fé do Araguaia, Xambioá, Bandeirantes do Tocantins, Nova Olinda, Colinas do Tocantins, Guaraí, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia e Dianópolis.
Mas as ações não param por aí. O Plano de Ação Regional também contempla o aumento de três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMA) e três equipes Multiprofissionais de Apoio. Adicionalmente, propõe a habilitação da porta de entrada de urgência e emergência do Hospital Regional de Augustinópolis e do Hospital Municipal de Araguaína.
Juliana Veloso, Superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), enfatiza a importância dessa atualização. "Com essa revisão, estamos expandindo nossos serviços para preencher as lacunas assistenciais, garantindo respostas mais ágeis no atendimento de Urgência e Emergência. Isso resulta em menos sequelas, evita agravamentos e até mesmo mortes evitáveis. Esse esforço conjunto da equipe técnica da SES-TO é um marco, já que essa atualização não acontecia há 11 anos".
A expectativa e alívio da população também estão palpáveis. Wellington Sousa, Secretário de Saúde do Município de Guaraí, ressalta o impacto positivo dessa iniciativa para a comunidade. "A chegada do SAMU é ansiada pela população de Guaraí há muito tempo. O serviço é um anseio que finalmente será atendido. Com dedicação, esforço e cooperação entre a área técnica de urgência e emergência da SES-TO e os parceiros, estamos prestes a oferecer esse serviço tão necessário. A população de Guaraí só tem a ganhar".
O Tocantins está pavimentando o caminho para uma saúde mais abrangente e acessível, priorizando o bem-estar de sua população. Com essa atualização, a SES-TO se coloca na vanguarda da eficiência e qualidade no atendimento de urgência e emergência.