Vitrine Business

Franqueado da Frango no Pote aposta em divulgação para aumentar o faturamento de sua unidade em Ponta Grossa, no Paraná

Rodrigo de Angeli, 42 anos, tem a loja desde dezembro de 2020 e a receita já ultrapassou a média mensal da rede

Por Assessoria de imprensa

25/06/2021 às 10:51:45 - Atualizado há
Unidade Frango no Pote em Ponta Grossa, no Paraná baixar em alta resolução

Franqueado da Frango no Pote desde dezembro de 2020, Rodrigo de Angeli, 42, tem investido fortemente em divulgação para atrair a clientela. A iniciativa tem dado resultados positivos. Sua loja, localizada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, ultrapassou em 30% o faturamento médio das unidades da rede.

"Sempre tenho promoções ativas no iFood, e sempre variadas", explica.

O aplicativo de entrega de comida, vale ressaltar, é um forte parceiro da Frango no Pote. Com vendas delivery exclusivas por essa plataforma, a rede de franquias viu o faturamento via entregas passar de R$ 300 mil por mês em 2019 para R$ 2,3 milhões por mês em 2020, considerando todas as 40 lojas em operação. Em 2021 essa receita já subiu ainda mais, e está na casa dos R$ 3,3 milhões por mês somente com delivery. "Estruturamos nosso processo de entregas, melhoramos o delivery e focamos na parceria exclusiva com o iFood, que nos deu bastante visibilidade", explica Carlos Augusto Jr., 22 anos, filho do fundador da rede e CEO da empresa.

Além das promoções ativas no iFood, como ofertas para primeiro cliente, preços específicos para o almoço e "peça três vezes e ganhe R$ 20", Rodrigo mantém uma propaganda fixa em uma rádio local com 120 inserções e mais cinco inserções ao vivo em outra estação da cidade.

Ele também começou com distribuição de panfletos abordando pequenos preços e faz visitas frequentes ao comércio vizinho, divulgando suas ofertas. "Fazemos uma divulgação extremamente agressiva do telefone da loja para pedidos, o que melhorou nossa performance em 10%", afirma. Por mês, o empreendedor investe cerca de R$ 2,5 mil em divulgação.

Os panfletos com foco no almoço dobraram o movimento no horário.

Carlos Augusto Jr, CEO da rede, ressalta a importância de o franqueado atuar de forma próxima na gestão da loja. "Quando o franqueado faz a sua parte e coloca as ações em prática, sempre com o aval da franqueadora, os números ficam ainda melhores", diz.

Frango no Pote cresce pelo Brasil

A rede de franquias Frango no Pote, fundada em 2012 em Brasília, no Distrito Federal, se espalhou pelo Brasil. Atualmente, está presente em 21 estados, com 40 lojas abertas e mais 44 contratos vendidos em processo de implementação. A marca segue em busca de franqueados em todo o país e o investimento inicial em uma loja é a partir de R$ 199 mil. O foco são unidades de rua.

Em junho, a rede inaugurou sua primeira unidade no Rio de Janeiro e a primeira no interior de São Paulo, na cidade de Sorocaba.

Em 2020, mesmo com a pandemia, o faturamento da Frango no Pote subiu 17% e chegou a R$ 25 milhões. Para 2021 a meta é crescer entre 10% e 15%.

Da churrasqueira de casa para todo o Brasil

Em 2012, a Frango no Pote nasceu de uma forma bem caseira – literalmente. Em uma viagem aos Estados Unidos em 2011, Carlos Augusto Nepomucemo da Silva, conhecido como Carlão, hoje com 49 anos e diretor financeiro da rede, conheceu o frango frito vendido no balde e tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de "abrasileirar" a iguaria.

"Desenvolvemos uma marinada do gosto do brasileiro para temperar o frango e usamos uma farinha exclusiva", comenta Jr, formado em gastronomia e responsável pelo cardápio que a Frango no Pote oferece hoje aos clientes.

Na época da fundação da empresa, no entanto, ele tinha apenas 12 anos. "Meu pai assava os frangos e eu cuidava das embalagens", lembra. "Eu já era apaixonado por culinária, assistia vários programas sobre o tema e fazia cookies para vender na escola e ganhar meu próprio dinheiro."

Os frangos começaram a ser fritos em uma fritadeira na churrasqueira da casa de Carlão. No primeiro dia foram cinco pedidos, aumentando sucessivamente. A qualidade do produto se espalhou e logo ele abriu uma loja em frente ao condomínio onde morava, em Brasília.

Com o sucesso das vendas, os amigos começaram a querer abrir unidades da Frango no Pote em outros locais da cidade, e o empreendedor formatou o modelo de franquia. Em 2014 a marca se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e começou a vender novas lojas pelo sistema de franquias.

Hoje, das 40 lojas em operação, 20 estão no Distrito Federal. A primeira unidade em São Paulo foi inaugurada em dezembro de 2020, no bairro de Aricanduva, na zona leste da cidade. A segunda unidade na capital paulista veio logo depois, em abril de 2021, no bairro de Santana, na zona norte. A terceira loja na cidade será inaugurada no Tatuapé no segundo semestre.

Cada unidade aberta emprega entre 7 e 14 pessoas. A franqueadora, que começou com três colaboradores, hoje emprega cerca de 30 funcionários.

Uma curiosidade sobre o CEO de 22 anos. Aos 16 ele saiu da escola e entrou na faculdade de gastronomia. "Eu era o mais novo da minha turma", diz. Aos 18 concluiu o curso. Depois foi para os Estados Unidos passar uma temporada de trabalho e em 2018 voltou para assumir a Frango no Pote.

Já Carlos Augusto, o pai e fundador, é formado pedagogo e tem pós graduação em administração escolar. "Alimentação não é a minha área, foi um aprendizado constante ao longo desses últimos anos."

FICHA DA FRANQUIA

Fundação: 2012

Início no Franchising: 2014

É associado ABF: Sim

Associada ABF desde: 2014

Investimento total aproximado: a partir de R$ 199 mil

Taxa de Franquia: R$ 50 mil

Capital de giro: de R$ 10 mil a R$ 30 mil

Royalties: 5% do faturamento

Fundo de propaganda: 2% do faturamento

Área mínima de uma unidade: 40 m²

Número de pessoas na operação: de 7 a 14

Faturamento médio: R$ 100 mil

Taxa de lucratividade: de 12% a 25%

Prazo de retorno do investimento: de 18 a 36 meses

E-mail da área de expansão: frangonopote2.expansao@300f.com.br

Para mais informações: https://300f.com.br/frangonopote

Telefone: 47 99975-0019

SOBRE A FRANGO NO POTE

Rede de franquias especializada em frango frito fundada em 2012 em Brasília. Tem hoje 40 lojas em operação, sendo 20 no Distrito Federal. Vai encerrar 2021 com mais de 70 unidades em funcionamento.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias