Tocantins Qualificação

Custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas se formam em curso profissionalizante de manicure e pedicure

O curso com 160 horas/aula teve a participação de quatro mulheres privadas de liberdade, capacitando-as a atuar no mercado de trabalho

Por Governo do Tocantins

25/06/2021 às 16:56:09 - Atualizado há
: A formatura aconteceu na Unidade Prisional Feminina de Palmas e contou com a presença do secretário da Cidadania Justiça, Heber Fidelis, e servidores

Quatro custodiadas da Unidade Penal Feminina (UPF) de Palmas formaram-se na manhã desta sexta-feira, 25, em um curso profissionalizante ofertado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na área de manicure e pedicure, sendo executado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Programa Novo Tempo da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional. O curso com 160 horas/aula será certificado, capacitando-as a atuar neste mercado de trabalho que se mantém em alta.

Durante a ocasião, o chefe da Pasta, Heber Fidelis, disse que o trabalho que está sendo executado é uma determinação do governador Mauro Carlesse à gestão. "O que está sendo materializado aqui é a vontade do Governo do Estado em capacitar as pessoas privadas de liberdade para retornar à sociedade com competência para entrar no mercado de trabalho de forma competitiva e justa", falou.

O gestor destacou também sua opinião acerca da mulher em situação de crime e privação de liberdade. "O perfil da mulher encarcerada é diferente do homem. Geralmente, ela vive a situação de crime em decorrência de fatos alheios a si própria e toda atenção está sendo ofertada para melhor atendê-las", disse.

O superintendente à frente do Sistema Penal, Orleanes Alves, explicou que a formatura é uma parceria entre a Seciju e a Secretaria de Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e ressaltou que o Sistema Penal é feito a muitas mãos. "Somos gratos à gestão da Seduc assim como à professora que ministrou o curso, pois nossa política de atendimento é formada também pela união de vários esforços, garantindo dignidade à estas mulheres que estão passando pelo ambiente carcerário", assegurou.

A gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Renata Duarte, sintetizou o caráter técnico da prestação deste serviço na unidade. "A Unidade Penal Feminina de Palmas tem se tornado uma referência na garantia do direito à Educação, cumprindo a Resolução nº 3, de 6 de março de 2009, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação nos estabelecimentos penais. Quero externar neste momento minha gratidão a toda a equipe por essa adesão à proposta", agradeceu.

Ensino profissionalizante

A servidora da Seduc, Glauce Gomes, explicou como funcionou a parceria. "Nós tivemos uma pactuação no ano passado em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Ministério da Educação (Mec) e o Pronatec, onde a Seciju entrou como demandante. A realização do curso foi um sucesso e queremos ampliar para outras unidades. Na repactuação temos como previsão outros seis cursos em 10 unidades. Sendo eles, pintura de obras imobiliárias, pedreiro de alvenaria, mecânico de refrigeração, agricultor e cabelereiro", afirmou.

Segundo a professora de técnicas em manicure e pedicure, Jaciara Soares, ministrar as aulas foi desafiador e estimulante. "Foi algo novo para mim e para elas, mas creio que nos saímos muito bem. Que bom que elas conseguiram fazer esse curso, pois será uma chance de recomeço", disse.

A apenada C.O.N.P. falou sobre como se sente com os conhecimentos adquiridos. "Eu estou muito feliz pois o curso me ensinou bastante, me sinto preparada e poderei aplicar o conhecimento. A técnica de alongamento de unhas e pintura foi a que mais gostei", concluiu.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia