Tocantins

SES-TO Promove Reunião Estratégica para Fortalecer Rede de Atendimento Psicossocial no Tocantins

Coordenadores e digitadores dos CAPS do estado se reúnem para padronizar protocolos e melhorar a saúde mental da população.

Por Redação

09/09/2023 às 14:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

No esforço contínuo para aprimorar a saúde mental no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu coordenadores e digitadores dos 21 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado. Este encontro estratégico, promovido pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) da SES-TO, realizado na sede da pasta em Palmas no último dia 6 de setembro, marca um importante passo rumo à padronização e eficiência na rede de atendimento psicossocial.

O objetivo principal dessa reunião é estabelecer a integralidade da rede psicossocial, garantindo que todos os CAPS sigam os mesmos protocolos, fluxos e critérios de acesso. Além disso, busca-se integrar os diversos níveis de atenção à saúde, incluindo as unidades básicas de saúde e unidades hospitalares, a fim de alinhar e padronizar os serviços oferecidos à população.

Foto: Divulgação

A superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Juliana Veloso, enfatizou a importância desse encontro como o primeiro passo para a elaboração dos Fluxos e Protocolos de Atendimento Psicossocial. "Nesse primeiro encontro, apresentamos a proposta de padronização dos protocolos integrados para a rede de atendimento. Ouvimos e conhecemos as experiências dos representantes das unidades. Posteriormente, realizaremos visitas in loco. Somente então conseguiremos desenvolver um fluxo e protocolo de atendimento eficaz e resolutivo em todos os componentes da rede, proporcionando tratamento adequado e oportuno aos pacientes", explicou a superintendente.

A coordenadora do CAPS II do município de Palmas, Jeane Gardene Morais, ressaltou a relevância da padronização dos protocolos. "Esse alinhamento é crucial não apenas para aliviar a demanda nos CAPS, mas também para melhorar o atendimento. A integração de todos os dispositivos do SUS fortalecerá a política de saúde mental do nosso estado", destacou Jeane.

Foto: Divulgação

A rede de atendimento psicossocial no Tocantins abrange 92% da atenção básica, com as Unidades Básicas de Saúde desempenhando um papel fundamental na organização do cuidado. Além disso, o estado conta com 21 CAPS distribuídos nas oito regiões de saúde, uma rede hospitalar com 21 leitos psiquiátricos (10 no Hospital Regional de Araguaína e 11 no Hospital Geral de Palmas) e duas residências terapêuticas. A iniciativa visa proporcionar tratamento adequado e acessível para todos os tocantinenses que precisam de cuidados em saúde mental.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia