Preparativos para o SENABOM 2023: Bombeiros do Tocantins se Preparam para Brilhar no Maior Evento de Bombeiros da América Latina

Militares do Tocantins estão prontos para competir, apresentar artigos científicos e contribuir nos comitês nacionais no SENABOM em Gramado.

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

O clima de expectativa está tomando conta dos bombeiros militares do Tocantins, que estão a menos de um mês de embarcar para o 21º Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM). O evento, que acontecerá de 4 a 6 de outubro em Gramado, é considerado o maior encontro de bombeiros militares da América Latina e promete ser um marco para a corporação tocantinense.

Nesta edição do SENABOM, os bombeiros do Tocantins estão determinados a conquistar destaque. Eles participarão da competição Bombeiro de Aço Nacional, apresentarão artigos científicos e marcarão presença no Encontro Nacional de Mergulhadores de Busca e Resgate, além de contribuírem ativamente em diversos comitês relacionados às atividades da categoria.

O SENABOM 2023 será realizado pela Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul, e é aguardado com grande expectativa por toda a comunidade de bombeiros do Brasil. Além das atividades tradicionais, o evento também contará com a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências, bem como a 1ª Edição do Simpósio de Integração e Inovação em Segurança Contra Incêndio.

A comitiva tocantinense que estará presente no SENABOM será composta por cinco membros para a competição Bombeiro de Aço Nacional, uma conquista obtida durante o evento de seleção em Palmas no mês passado. A competição está marcada para o dia 5 de outubro e promete ser um momento de grande adrenalina e desafio para os bombeiros do Tocantins.

Foto: Luiz Henrique Machado

Além da competição, dois artigos científicos serão apresentados por membros da corporação tocantinense no SENABOM. Um desses artigos, intitulado "A Instituição Comitê do Fogo no Tocantins: Expressão do Sistema de Defesa Civil Atuando nos Incêndios Florestais", é assinado pelos coronéis Erisvaldo Alves, superintendente de Ações de Defesa Civil, e Cléber José Borges Sobrinho, Subchefe do Estado-Maior (SUBCHEM) do CBMTO. O estudo se aprofunda nas questões dos incêndios florestais em um estado inserido na Amazônia Legal, discutindo como o Comitê do Fogo influencia diretamente os resultados das atividades relacionadas aos incêndios florestais.

O segundo artigo, "Mitigação dos Riscos de Incidentes Aquáticos nas Áreas Balneares do Estado do Tocantins", é de autoria do tenente-coronel Antônio Luiz Soares da Silva, subcomandante de Gestão de Pessoas, e do coronel Cléber José Borges Sobrinho. Este estudo aborda os resultados de sete anos de trabalho, analisando o perfil de afogamentos fatais no Tocantins e discutindo as medidas adotadas para mitigar os riscos em áreas balneares do estado, com base na Norma Técnica 34 de Segurança Contra Afogamento em Áreas Balneares.

Dentro do SENABOM, o comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo Farias, terá participação destacada junto ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). Essa oportunidade permitirá aos comandantes discutirem importantes demandas relacionadas às corporações de bombeiros em todo o país.

A participação do Tocantins no SENABOM 2023 promete ser um marco na história da corporação, destacando o comprometimento e a expertise dos bombeiros militares do estado em diversas áreas, desde a competição esportiva até a contribuição ativa na pesquisa científica e na promoção da segurança em suas comunidades. O evento é uma oportunidade única de aprendizado e integração entre os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger a sociedade.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub