Governo do Tocantins Investe na Piscicultura e Capacitação em Almas
Parceria entre governo, instituições de ensino e recursos hídricos visa fortalecer a agro piscicultura na região sudeste do estado.
A piscicultura é uma das indústrias de mais rápido crescimento no Tocantins, e o Governo do Estado está investindo pesado para fortalecer ainda mais esse setor promissor. Na última terça-feira, 03, em Almas, o governo entregou equipamentos para a instalação de uma unidade demonstrativa de piscicultura no Colégio Agropecuário de Tempo Integral Girassol. Essa iniciativa é o resultado de uma colaboração entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Colégio Agropecuário de Tempo Integral Girassol e a Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste).
Esses equipamentos vão permitir a criação de oito tanques de piscicultura e são adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH). O Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, enfatizou a importância desse projeto para a região, tanto em termos de pesquisa quanto de capacitação dos estudantes. Ele afirmou que "o nosso governador vai conhecer de perto o projeto e vamos acompanhar todas as etapas até a inauguração, para então nos dedicarmos diariamente ao plano de trabalho de desenvolvimento da produção em um dos setores mais promissores da região sudeste".
Essa iniciativa também visa fortalecer o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, garantindo que a produção de peixes seja ambientalmente sustentável e benéfica para a região. O coordenador Regional do Ruraltins, João Filho, destacou que "o projeto é essencial para o crescimento da agro piscicultura na região, através do desenvolvimento da pesquisa e a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho, além de fortalecer a unidade de ensino como um polo para o dia de campo em ocasiões como da Feira Agrosudeste".
A diretora do Colégio Agropecuário, Luciana Nunes, expressou sua alegria ao receber esses equipamentos, considerando-os "um subsídio a mais para a formação dos nossos estudantes, para agregar conhecimento e melhorias ao nosso município. Esse projeto é muito importante para o crescimento dos estudantes, fortalecimento do setor de piscicultura e da preservação dos recursos hídricos no município e na região".
O ex-prefeito de Almas e embaixador da Agrosudeste, Goianyr Barbosa, também ressaltou a importância desse projeto para a região, afirmando que "a entrega do equipamento significa muito para nós, pois é um colégio que atende socialmente uma região do nosso Estado e o projeto vai fazer com que esses alunos possam somar com os avanços desse setor".
Com um investimento de cerca de R$ 45 mil, essa iniciativa tem potencial para revolucionar a agro piscicultura na região sudeste do Tocantins. Além de capacitar estudantes, a ação também inclui a revitalização de nascentes que alimentam os tanques, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos na área.
A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ruraltins, Alécia Borges, destacou a importância das parcerias entre órgãos do Estado para alcançar resultados significativos. "É isso que o Governo do Estado quer; que as instituições caminhem juntas, para quem realmente precisa desses resultados, nesse caso são os estudantes e os agricultores que estão e poderão estar usufruindo disso tudo", afirmou. Com esforços conjuntos como esse, a piscicultura continuará a prosperar no Tocantins, gerando benefícios econômicos e ambientais para a região.