Colégio Agropecuário de Almas Inova: Laboratórios de Piscicultura e Ovinocultura para Educação de Excelência
Iniciativa conjunta da Seduc e Ruraltins cria vitrines tecnológicas para aprimorar a formação dos futuros profissionais.
Na cidade de Almas, a educação está recebendo um poderoso impulso com a finalização da construção dos tanques destinados à unidade de piscicultura do Colégio Agropecuário. Essa iniciativa de relevância não apenas para a escola, mas também para a comunidade, é parte do esforço conjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para promover uma formação de excelência.
Essas unidades de piscicultura estão previstas para serem concluídas até o próximo sábado, 28, e servirão como verdadeiras vitrines tecnológicas, desempenhando o papel de laboratórios de aulas práticas. Essa inovação será uma peça fundamental para melhorar o processo de ensino-aprendizagem para os estudantes, tanto na base técnica quanto na base comum curricular.
A professora de piscicultura, a engenheira agrônoma Luanda Oliveira, enfatiza a importância dessa iniciativa ao afirmar que "uma unidade de piscicultura na unidade escolar será fundamental, pois através dela será possível aprender na prática o que é ensinado na sala de aula. Isso irá ajudar os alunos a entenderem melhor como funciona a criação dos peixes e como ter uma gestão melhor desse setor. Essa integração entre teoria e prática é essencial principalmente para termos um curso técnico bem-sucedido com excelentes profissionais."
Os alunos estão ansiosos para colher os benefícios dessa iniciativa. Lucas Cardoso, da terceira série do curso Técnico em Agropecuária, compartilha sua empolgação, afirmando: "Com a chegada das unidades de piscicultura, teremos um grande avanço como futuros profissionais. As unidades vão nos proporcionar melhores aulas práticas na matéria de piscicultura, nos preparando ainda mais para o mercado de trabalho."
Para o coordenador dos cursos técnicos do Colégio Agropecuário, o zootecnista Arialdo Castro, a instalação dessas unidades é parte de um esforço contínuo para transformar a escola em um coletivo de vitrines tecnológicas das mais variadas áreas de produção agropecuária. Isso oferece aos alunos a oportunidade de adquirir um conhecimento amplo e aprofundado nessas áreas, preparando-os para um futuro brilhante.
Essa iniciativa é um exemplo brilhante de como a educação pode se beneficiar das parcerias com entidades e instituições para enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes, fornecendo uma formação sólida e prática para o mercado de trabalho.