Tocantins

Naturatins Promove Reunião Estratégica para a Preservação da APA Ilha do Bananal/Cantão

Conselheiros discutem atualizações no Plano de Manejo da Unidade de Conservação, envolvendo a comunidade na tomada de decisões.

Por Redação

09/11/2023 às 23:59:00 - Atualizado há
Foto: Naturatins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deu mais um passo crucial na missão de preservar uma das joias naturais do estado. A reunião extraordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, realizada na última quarta-feira, 08, na sede da Prefeitura de Monte Santo do Tocantins, reuniu conselheiros determinados a fortalecer a proteção desse paraíso ecológico.

A pauta do encontro teve um foco central: a atualização do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão. Um passo vital para garantir que essa unidade de conservação seja gerida da forma mais eficaz e transparente possível.

Rodrigo Sávio, gerente das Unidades de Conservação do Tocantins, expressou seu otimismo diante do comprometimento dos membros do Conselho. Ele ressaltou a importância de ter a participação expressiva de representantes do poder público e da sociedade civil organizada, realçando a necessidade de envolver toda a comunidade na tomada de decisões relacionadas à APA.

"Esse envolvimento com a comunidade é fundamental para construirmos uma gestão pautada na transparência das ações. Além disso, nos possibilita uma melhor compreensão da realidade local e das peculiaridades da UC. Isso nos permite ter um produto final eficiente, no caso da atualização do Plano de Manejo", enfatizou Sávio.

Uma das decisões relevantes da reunião foi a formação de um grupo de trabalho composto por membros do Conselho. Esse grupo terá a missão de consolidar em um documento todas as propostas discutidas e avaliadas durante o encontro.

O Conselho da APA Ilha do Bananal/Cantão é um órgão deliberativo que integra a estrutura da unidade de conservação. Sua função primordial é garantir a gestão integrada e participativa, colaborando com os trabalhos da gestão da UC. Além disso, ele tem como missão promover transparência, avaliar, propor, revisar e aprovar, com acompanhamento técnico, o Plano de Manejo da APA. Também tem como objetivo integrar a área protegida às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, organizações não governamentais e poder público, fortalecendo ainda mais o compromisso com a preservação ambiental.

O esforço conjunto para proteger a Ilha do Bananal/Cantão demonstra o comprometimento do Naturatins e da comunidade em garantir que esse tesouro ecológico seja preservado para as gerações futuras. Cada passo dado nesse processo reforça a importância de envolver a sociedade na proteção do nosso patrimônio natural.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias