SES-TO Capacita Profissionais de Saúde para Atuarem na Doação de Órgãos

Médicos e enfermeiros de hospitais de urgência e emergência participam de treinamento para aprimorar o cuidado com potenciais doadores e familiares.

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) promoveu uma capacitação para médicos e enfermeiros dos hospitais de urgência e emergência, visando aprimorar o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. O treinamento, realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), teve como foco o cuidado com potenciais doadores e seus familiares.

Durante a capacitação, foram abordados temas como a legislação brasileira relacionada à doação de órgãos, o diagnóstico da morte encefálica e a abordagem correta aos familiares. A enfermeira Dayana Calado, do HIAE, enfatizou a importância da formação desses profissionais para identificar o momento crucial para o acolhimento da família e a realização da captação de órgãos.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), Marília Batista Ribeiro, destacou a relevância do treinamento na educação continuada dos profissionais de saúde, garantindo uma abordagem qualificada nas situações de urgência e emergência. O Tocantins conta com uma CETTO credenciada pelo Ministério da Saúde desde 2012 e tem obtido resultados positivos em doações de órgãos este ano. Até o momento, foram realizadas 33 doações de córnea e nove captações múltiplas de órgãos no estado.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub