Tocantins

Governo do Tocantins Planeja Ações de Imunização para 2024

Secretaria de Estado de Saúde realiza encontro com instituições parceiras para alinhar Plano Estadual de Vacinação.

Por Redação

09/12/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Dayana Nascimento

Na sexta-feira, 08, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO) promoveu um encontro com o Grupo Técnico do projeto 'Imuniza Tocantins' para discutir e alinhar o Plano Estadual de Vacinação de 2024. O evento teve como objetivo o aumento da cobertura vacinal em todo o Estado e contou com a participação de diversas instituições parceiras.

O Grupo Técnico inclui áreas técnicas da SES-TO, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, Secretaria de Estado da Educação, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Associação Tocantinense de Municípios, Distrito Sanitário Especial Indígena no Tocantins, Pastoral da Criança do Tocantins e Instituto Peabiru.

Foto: Dayana Nascimento

Gisele Silva Carvalho Luz, diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, destacou que a temática da vacinação é uma das prioridades de gestão nas ações de vigilância em saúde. "O Tocantins está em primeiro lugar no Brasil em percentual de vacinação, e acreditamos que manteremos essa posição em 2023", afirmou.

Diandra Sena, gerente de Imunização da SES-TO, ressaltou que apesar dos avanços, a cobertura vacinal ainda está abaixo dos 90% no Tocantins e que o Plano Estadual de Vacinação é fundamental para mudar essa realidade.

Foto: Dayana Nascimento

Durante a reunião, foram apresentados os resultados das ações do Plano Estadual de Vacinação de 2023 e discutidas propostas para o ano de 2024. A próxima reunião do Grupo Técnico está marcada para o dia 20 de fevereiro de 2024, quando será apresentado e aprovado o Plano Anual de Vacinação.

Dados apresentados destacam que, em 2022, das nove vacinas preconizadas no calendário básico de vacinação para crianças menores de um e um ano de idade, somente a vacina BCG alcançou a cobertura vacinal. O Tocantins fechou o ano de 2022 em 1º lugar nacionalmente em cobertura vacinal em menores de dois anos, atingindo 87,69%. O Estado conta com 323 salas de vacina e 49 tipos de imunizantes disponíveis.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias