FIETO Firma Compromisso ao Aderir ao Pacto pela Inovação na Agrotins 2024

Aliança Estratégica entre Empresas e Instituições para Impulsionar a Inovação no Tocantins.

Foto: Hiroshi

Foto: Hiroshi

Na quinta-feira, 16 de maio, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) deu um passo significativo rumo ao futuro ao aderir ao Pacto pela Inovação de Palmas durante a Agrotins 2024. Representando o presidente da FIETO, Roberto Pires, a diretora regional do SENAI/TO, Márcia Rodrigues, assinou o compromisso, reafirmando o papel vital da inovação no crescimento econômico e desenvolvimento sustentável do Tocantins.

O Pacto pela Inovação é uma iniciativa que reúne empresas, universidades, centros de pesquisa e entidades dos setores público e privado em um compromisso coletivo para promover a inovação no estado. Márcia Rodrigues destacou a importância dessa união: "Nós entendemos a inovação como um fator de sobrevivência às empresas e, por isso, incentivamos o seu desenvolvimento aqui no estado. Temos convicção que os frutos dessa união por meio do Pacto pela Inovação vão impulsionar importantes setores, como o agronegócio, que tem grande potencial no Tocantins."

O documento assinado prevê ações conjuntas com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e inclui treinamentos de mão de obra para a indústria, além da criação de um portfólio de projetos inovadores. Essas iniciativas têm como objetivo principal fortalecer a economia local, especialmente no setor agropecuário, através do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias e práticas inovadoras.

Diversas instituições de renome também assinaram o Pacto, entre elas o Governo do Estado do Tocantins, representado por diferentes secretarias e fundações, Sebrae, Unicatólica, Agência de Fomento, Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores (AJEE), UNIGGEL, Embrapa, Fazendão Agronegócio, Banco da Amazônia, e a Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET/SENAR).

A adesão ao Pacto pela Inovação representa um marco na trajetória de desenvolvimento do Tocantins. A colaboração entre entidades públicas, privadas e acadêmicas visa criar um ambiente propício para a inovação, com foco especial no agronegócio. Este setor, que já é um dos pilares da economia do estado, poderá se beneficiar enormemente das novas tecnologias e práticas desenvolvidas através dessa aliança estratégica.

"Com este pacto, estamos promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas tecnologias e práticas que beneficiarão o agronegócio e outros setores estratégicos no Tocantins", afirmou Márcia Rodrigues.

A assinatura do Pacto pela Inovação durante a Agrotins 2024 simboliza um compromisso coletivo para promover o avanço tecnológico e a inovação no Tocantins. Com a união de forças entre diversos atores, espera-se que as ações resultem em significativos benefícios econômicos e sociais, fortalecendo setores chave como o agronegócio e promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub