Deputado Carlos Gaguim promove inclusão com projeto de lei voltado à educação acessível
PL 2686/2021 busca garantir alfabetização adaptada para pessoas com deficiência, ampliando o acesso à educação inclusiva no Brasil.
O deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil) avança em sua defesa de políticas inclusivas, desta vez com foco na educação. Por meio do Projeto de Lei 2686/2021, Gaguim propõe a criação de condições que garantam uma alfabetização acessível e adaptada para pessoas com deficiência, reforçando a importância de uma educação que atenda a todas as necessidades. O parlamentar destaca que o projeto visa assegurar que o direito à educação seja plenamente exercido por todos, independentemente de limitações físicas ou cognitivas.
A proposta tem como objetivo fortalecer a educação inclusiva no país, abordando a necessidade de adaptar o sistema educacional para acolher alunos com deficiência. O PL prevê a implementação de ferramentas pedagógicas especializadas, metodologias adequadas e infraestrutura acessível, tanto em escolas públicas quanto privadas, para garantir que esses estudantes possam desenvolver plenamente suas habilidades.
"O direito à alfabetização é universal, e devemos garantir que ele seja acessível a todos. A inclusão deve ser uma prioridade no sistema educacional brasileiro, para que pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades de aprender e crescer", afirmou Gaguim em um recente pronunciamento. Ele ressaltou a importância de uma sociedade que promova a inclusão como base para o desenvolvimento social.
Além de abordar a acessibilidade no ensino, o PL 2686/2021 propõe a formação de professores capacitados para trabalhar com alunos que possuam diferentes necessidades, garantindo que os educadores tenham as ferramentas necessárias para atender a esses estudantes de forma eficaz.
Gaguim reforçou seu compromisso com a inclusão, afirmando que continuará trabalhando por um Brasil onde a educação seja um direito acessível a todos. "Queremos que o Brasil seja um exemplo de inclusão, onde ninguém seja deixado para trás por falta de oportunidades ou apoio", declarou o deputado.
O projeto segue em tramitação no Congresso Nacional, e sua aprovação representaria um importante avanço nas políticas públicas voltadas para a inclusão educacional no país.