Big Jow assume comando da ATM e reforça apelo por união e justiça na fiscalização municipal

Prefeito de Cristalândia toma posse na presidência da entidade com discurso voltado à cooperação entre gestores e sensibilidade dos órgãos de controle

Big Jow assume comando da ATM e reforça apelo por união e justiça na fiscalização municipal

Em cerimônia marcada por ampla participação de autoridades e lideranças políticas, o prefeito de Cristalândia, Big Jow, foi empossado nesta sexta-feira (16) como novo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) para o biênio 2025/2026. A solenidade ocorreu na sede da entidade, em Palmas, e reuniu representantes estaduais e federais, reafirmando a força política da ATM no cenário regional.

Big Jow sucede o prefeito de Talismã, Diogo Borges, que concluiu sua gestão à frente da entidade e recebeu uma homenagem pelos serviços prestados ao movimento municipalista. Borges seguirá sua trajetória pública como secretário extraordinário da Região Metropolitana de Palmas, cargo anunciado durante o evento.

Ao assumir a presidência, Big Jow defendeu a integração entre os prefeitos e prefeitas como forma de fortalecer a atuação conjunta em defesa dos municípios. Também destacou a importância de um olhar mais compreensivo por parte dos órgãos de fiscalização.

"A ATM será ainda mais forte com a união dos gestores. Queremos respeito à autonomia municipal, mas também buscamos parcerias que promovam políticas públicas eficazes. E é essencial que os julgamentos sobre as gestões municipais levem em conta o lado humano dos administradores, que muitas vezes agem com boa-fé diante de limitações", afirmou.

A nova diretoria da ATM traz nomes de diferentes regiões do estado. Joaquim Pinheiro (Pedro Afonso) e Lucilene Brito (Buriti do Tocantins) assumem as vice-presidências; Paulo Roberto (Taguatinga) e Aparecida (Itacajá) estarão na diretoria administrativa; Joel Rufino (Rio dos Bois) e Luiz Felipe de Miranda (Brasilândia do Tocantins) integram a área financeira. O Conselho Deliberativo e o Fiscal também foram compostos por 16 prefeitos titulares e suplentes.

Entre os presentes na cerimônia estiveram o governador Wanderlei Barbosa, o vice-governador Laurez Moreira, a senadora Dorinha Seabra, os deputados federais Carlos Gaguim, Alexandre Guimarães e Vicentinho Júnior, além do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, e parlamentares estaduais. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi representado pelo conselheiro Manoel Pires.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que recentemente se filiou à ATM, também participou da solenidade. Durante sua fala, entregou um quadro do ex-governador Siqueira Campos à entidade e anunciou oficialmente a nova função de Diogo Borges como secretário municipal.

Representando a Associação Mineira de Municípios (AMM), o ex-presidente Julvan Lacerda esteve presente, reforçando o diálogo entre entidades municipalistas de diferentes estados. Os ex-presidentes da ATM, Jairo Mariano e Manoel Silvino, também prestigiaram o evento.

Com discurso pautado na cooperação institucional e valorização dos gestores locais, Big Jow inicia sua gestão à frente da ATM defendendo o fortalecimento do municipalismo no Tocantins e mais equilíbrio nas análises sobre as contas públicas.