Opini√£o Diversidade

Diversidade nas empresas vai além do discurso

Companhias têm que criar ambiente livre de preconceitos e acolhedor para todos

Por Assessoria de Imprensa

02/07/2021 às 08:54:41 - Atualizado h√°

Em um mundo cada vez mais pautado pelo respeito à diversidade e inclus√£o social, o consumidor est√° mais atento às pr√°ticas das empresas e n√£o hesita em escolher aquelas que aderem às pr√°ticas ESG (Governan√ßa Ambiental, Social e Corporativa) e t√™m políticas claras de equidade. A percep√ß√£o, que levou muitas companhias a reformularem seus processos, é atestada em números. Pesquisa Global de Diversidade e Inclus√£o feita pela PwC Brasil revelou que 76% das empresas participantes disseram que os programas de diversidade e inclus√£o (D&I) s√£o prioridade.

O psicólogo e especialista em RH Alexandre Garrett explica que ser uma empresa que pratica a diversidade vai além do discurso e do estabelecimento de cotas. "É fundamental criar nas empresas um ambiente livre de preconceitos, acolhedor para todos em suas diferen√ßas, e que valorize efetivamente os profissionais", diz.

A diversidade no mundo corporativo virou uma demanda urgente principalmente após a pandemia, quando o desemprego atingiu em cheio mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+. "O mundo corporativo entendeu a urg√™ncia em dar espa√ßo a grupos politicamente minorit√°rios, mas é imprescindível dar espa√ßo e voz a todos. Todos precisam se sentir representados também nos quadros de lideran√ßa", completa o especialista.

Segundo Garrett, ao mesmo tempo em que a pandemia retardou o processo de ades√£o das empresas a a√ß√Ķes de diversidade, escancarou a necessidade de melhorar a produtividade e de criar um ambiente de trabalho mais saud√°vel. "À medida que crescem o estresse e a ansiedade, as empresas foram desafiadas a atender a necessidades diferentes. Elas precisam, cada vez mais, cuidar de seus funcion√°rios e oferecer a eles um ambiente de trabalho mais acolhedor, porque depois de tanto tempo em home office, certas pr√°ticas como assédio moral e cobran√ßas excessivas n√£o ser√£o mais aceitas", comenta Garrett.

O especialista em Gest√£o de Pessoas explica que um ambiente corporativo humanizado passa, necessariamente, pela diversidade, sustentabilidade e promo√ß√£o da justi√ßa social. "Todas essas pr√°ticas v√£o além de fidelizar o consumidor e atrair investimentos. Elas t√™m o poder de melhorar a produtividade nas empresas. E isso est√° revolucionando os setores de Recursos Humanos Brasil afora", afirma

Garrett conta que a queda na produtividade sentida nas empresas durante a pandemia refor√ßa a necessidade de criar solu√ß√Ķes alternativas para motivar os trabalhadores. E é aqui que a política de diversidade se faz necess√°ria. "Pessoas diferentes ampliam as vis√Ķes de um grupo sobre problemas e desafios a serem enfrentados, e isso estimula a criatividade. Quando essas diferen√ßas s√£o somadas, as empresas ganham em criatividade e produtividade", completa.

Comunicação e educação
Parte fundamental para implementar uma política de diversidade nas empresas é investir em educa√ß√£o. "As pessoas crescem cercadas pelo preconceito. Mudar a realidade requer um trabalho profundo de educa√ß√£o e desconstru√ß√£o. O trabalho dos psicólogos nesse processo é fundamental para gerenciar conflitos", comenta Garrett.

A comunica√ß√£o tem papel relevante nesse processo, conta o especialista. Programas de diversidade adotados pela empresa precisam ser claros e ocupar a agenda estratégica. "Ampliar canais de comunica√ß√£o para esclarecer dúvidas é um passo fundamental. A empresa tem que fornecer as informa√ß√Ķes necess√°rias para quebrar esses paradigmas e apresentar informa√ß√Ķes que reforcem a necessidade da inclus√£o social. A informa√ß√£o é fundamental para mudar o comportamento das pessoas", completa Garrett.

Dicas e Vagas
No Portal do Garrett (portaldogarrett.com.br), o especialista d√° mais informa√ß√Ķes sobre a diversidade no ambiente de trabalho, traz entrevistas com especialistas e disponibiliza uma se√ß√£o com vagas de trabalho.


Comunicar erro
GG Notícias

© 2021 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias