Mais de 50 mil doses de vacinas contra o Coronavírus chegam ao Tocantins

Mais de 50 mil doses de vacinas contra o Coronavírus chegam ao Tocantins

O Estado do Tocantins receberá do Ministério da Saúde (MS), neste final de semana, 51.050 doses de imunizantes contra o Coronavírus. Do total, 11.700 doses são Pfizer/Comirnaty; 20 mil AstraZeneca/Fiocruz e 19.350 Janssen/Johnson & Johnson. As novas remessas serão utilizadas para ampliação do público vacinado e no fechamento do esquema vacinal, de quem já tomou as primeiras doses de um dos imunizantes.

Segundo informe técnico do MS, as doses da vacina Pfizer chegarão à Capital tocantinense na madrugada do sábado, 3, e as remessas de AstraZeneca e Janssen deverão chegar na madrugada do domingo, 4.

As 11.700 doses de Pfizer são para atender as Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, trabalhadores industriais e pessoas de 59 a 55 anos. As 20.000 de AstraZeneca devem ser aplicadas em pessoas de 60 a 64 anos e pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Já as 19.350 da Janssen, são para pessoas em situação de rua, trabalhadores de transporte metroviário, ferroviário e aquaviário, caminhoneiros e pessoas de 59 a 55 anos.

A data de distribuição das doses deve ser anunciada pela Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no início da próxima semana, após os trâmites necessários como conferência do real quantitativo/lote/validade/temperatura/integridade do frasco de Imunobiológicos recebidos. "É importante sempre destacar que a distribuição é proporcional ao público alvo, determinado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Coronavírus (PNO), o qual toma por base a população dos municípios e, também, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde", enfatizou a gerente de imunização da SES, Diandra Sena.

Orientações

A Nota Técnica 11/2021/SES/GASEC, divulgada pela SES, no início de junho traz orientações sobre a vacinação. "Os municípios que já completaram o esquema vacinal dos grupos prioritários elencados acima e possuem primeiras doses (D1) em estoque, devem seguir ampliação da vacinação com novos grupos, conforme o Plano Nacional de Operacionalização do Coronavírus (PNO), do Ministério da Saúde", elencando ainda que, "a vacinação da população em geral será escalonada por faixa etária de forma decrescente, iniciando em 59 anos até os 18 anos, após ser submetida à aprovação nos Conselhos Municipais de Saúde".

Vacinômetro

Até esta sexta-feira, 2, o Tocantins já havia imunizado, 28,32% da população com primeiras doses (D1), e 9,24% com segundas doses (D2), o que representa 450.410 e 146.986 doses aplicadas, respectivamente, totalizando 604.937 imunizantes aplicados. Outras 7.541 doses da vacina Janssen – de dose única – já foram aplicadas.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub