Cidades Cultura

4 locais históricos que você precisa conhecer em Porto Nacional

Cidade teve parte tombada pelo Iphan, em 2008

Por Fernanda Cappellesso

09/07/2021 às 09:54:09 - Atualizado há

Localizada há 60 km de Palmas, capital do estado do Tocantins, Porto Nacional é uma cidade histórica – conhecida popularmente como o berço da cultura no Estado. Cheia de tradição, ela tem locais charmosos e que merecem ser visitados, seja pela sua história ou pela beleza arquitetônica.

1. Catedral Nossa Senhora das Mercês



O primeiro desses locais que devem ser visitados é, certamente, a Catedral Nossa Senhora das Mercês. Se você olhar a obra arquitetônica separadamente, você terá a sensação que está fazendo parte de um filme de época.

Ela abriga a imagem de Nossa Senhora das Mercês, santa padroeira de Porto Nacional. A obra da sua construção foi iniciada em 1893, com o levante das grandes cavas para o levante das monumentais parades. Todo o projeto é feito de tijolo e pedra canga. Crianças, idosos, adolescentes, famílias inteiras formavam a mão de obra deste grandioso templo que foi inaugurado em setembro de 1904.

2. Centro histórico de Porto Nacional


O Centro Histórico de Porto Nacional foi tombado pelo Iphan, em 2008. A área delimitada abrange cerca de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças, incluindo a Avenida Beira Lago e o entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês. Na cidade, destacam-se as edificações construídas pelos freis dominicanos como a Catedral das Mercês, além de espaços públicos e residências.



Os casarões centenários que margeiam a Catedral Nossa Senhora das Mercês e o Seminário São José, são entrecortados por ruelas e becos, retratando a arquitetura da época. Estão ali, para visitação, também edificações vernaculares, o Seminário, a Cúria e a Casa de Câmara e Cadeia. O local ainda apresenta remanescentes da maior parte do acervo arquitetônico representativo do período da mineração do ouro – metade do século XVIII até meados do século XX.

Além das edificações vernaculares, os edifícios mais singulares do centro histórico, como a Catedral, o Seminário, a Cúria e a Casa de Câmara e Cadeia. O local ainda apresenta remanescentes da maior parte do acervo arquitetônico representativo do período da mineração do ouro – metade do século XVIII até meados do século XX.

3. Seminário São José




Antigo "Convento Santa Rosa de Lima", é sede dos Padres Dominicanos, desde do início da década de 20. Em 1957 a parte superior do velho sobrado, por motivos estruturação e segurança foi retirada, porém ainda continua majestoso.



O local foi construído e entregue aos padres Dominicanos em 1913, dez anos após a conclusão da catedral. Foi sede do primeiro Colégio Estadual de Porto Nacional, convento

Santa Rosa de Lima. Mais tarde, foi c comprado pela diocese e passou a ser o Seminário São José, que, até hoje, prepara jovens para a vida religiosa, com capacidade de alojamento para 80 seminaristas. Recebe visitantes durante o dia.

4. Colégio Sagrado Coração de Jesus


O tradicional Colégio Sagrado Coração de Jesus é um orgulho para os moradores de Porto Nacional. Ele foi construído e é administrado, desde 1904, ano de sua inauguração, pela Congregação das Irmãs Dominicanas. O colégio e sua bela capela estão intimamente ligados à história da cidade.


Capela do Colégio Sagado Coração de Jesus

Tanto pela arquitetura história que remonta ao período da mineração, quanto pela qualidade da educação que é reconhecida nacionalmente como referência na região norte do Brasil. A arquitetura é muito influenciada pelo momento espanhol e pela mineração brasileira. O espaço é amplo e vasto, com, grandes janelas e muitas escadas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias