Cidades Paraíso

5 locais inacreditáveis para explorar em Aurora do Tocantins

Preparamos um pequeno roteiro para você descobrir Aurora do Tocantins

Por Fernanda Cappellesso

09/07/2021 às 11:44:58 - Atualizado há


É a única cidade do Tocantins onde o sol nasce mais tarde, devido às elevações rochosas em volta do seu território, criando uma luminosidade especial. Daí a origem do nome. A cidade é pequena, mas com uma longa história, iniciada por volta de 1818, com a instalação da Fazenda Barreira dos Cavalos. O município, situado na região sudeste do Tocantins, está a 486km de Brasília e a 530km de Palmas, tem muitos atrativos naturais como serras e cavernas, mas uma delas se destaca, é o Rio Azuis, o menor do Brasil e da América Latina e o terceiro menor do mundo.

Para você preparar sua visita a cidade, preparamos dicas de três lugar que, em hipótese alguma, você pode deixar de visitar.

1. Rio Azuis


O Rio Azuis é o terceiro menor rio do mundo e o primeiro no Brasil e na américa latina. Ao todo são 147 metros de extensão. O Rio está dentro de uma propriedade particular e, por isso, é cobrado uma taxa para visitá-lo. Os valores são divididos entre o valor de entrada/estacionamento, que custa R$ 5 e o valor de aceso à nascente, que custa R$ 10 por pessoa.

2. Praia do Pequizeiro


Para chegar é preciso andar por 27 km de estrada saindo de Aurora, e ao chegar, andar por uma trilha de 150 metros. O atrativo é conhecido como Caribinho Brasileiro e deu para entender o porquê: sua areia é bem clarinha, há coqueiros para pegar uma sombra, a água é bem gostosa, além de ser incrivelmente clara e com uma tonalidade azul-esverdeada. Para ficar ainda melhor a água não é salgada, é claro!

3. Praia do Puça


O Rio Ribeirão, o mesmo que passa pela Praia do Pequizeiro, é um dos locais de parada para descanso na rede à beira do rio e servido o almoço (que deve ser solicitado antecipadamente). O rio aqui é mais estreito, com águas calmas e rasas para nadar. Aqui também tem água cristalina com tons de azul-esmeralda.

4. Trilha dos Totens



Esse atrativo é para quem gosta de aventura. São quase 11 km de caminhada, mas a paisagem vale muito a pena. Na Cidade dos Totens encontra-se um deserto de rochas de arenitos que desprenderam ao longo dos bilhões de anos e foram esculpidas pelo vento, formando cenários únicos!

5. Escorrega do Betim



NO escorrega do Betim como em todas as águas de Aurora, a grande característica é a transparência. A propriedade particular do Betim, recebe turistas no local com piscinas e poços de águas azuis transparentes e um escorrega natural de pedra, que nomeia o ponto turístico.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias