Cidades Turismo

7 cachoeiras para "lavar a alma" e recarregar as energias em Palmas

Confira os locais lindos separamos nessa matéria

Por Fernanda Cappellesso com informações site em algum lugar no mundo

12/07/2021 às 22:38:55 - Atualizado há

Palmas, capital do Tocantins, é um local que destaca não apenas pela arquitetura e urbanismo da cidade, mas também pela riqueza de suas belezas naturais. Taquaruçu, um distrito da capital - que fica há apenas 42 km do centro da cidade - tem mais de 80 cachoeiras catalogadas. Uma riqueza aquática, de fauna e flora sem fim

Preparamos um guia com um roteiro de 7 cachoeiras abertas ao público para você conhecer.

1. Escorrega Macaco


A Escorrega Macaco é uma das mais procuradas e famosas cachoeiras de Taquaruçu. Rodeada pela natureza exuberante do Tocantins, ela fica em uma propriedade privada e dentro da Área de Proteção Ambiental (APA).

A cachoeira foi batizada com esse nome devido a uma árvore do local ter o tronco liso, fazendo os macacos escorregarem de seus galhos.

A queda d"água de 50 metros de altura forma um poço rodeado por rochas, além da vegetação em sua volta. Não é à toa que ela possui toda essa fama!

2. Roncadeira


Com uma queda d"água de 70 metros de altura, a Cachoeira da Roncadeira fica a alguns passos da Cachoeira do Escorrega Macaco, também na propriedade privada e na área de proteção ambiental.

Por lá você encontra as belezas da fauna do Tocantins : espere encontrar macacos, quatis, guaxinins, cutias e várias espécies de aves e roedores, além de outros animais. Durante a trilha você pode ter a sorte de avistar algum.

3. Cachoeira do Evilson


Uma das principais atrações turísticas de Taquaruçu, a Cachoeira do Evilson é considerada por muitos como a mais bonita da cidade. E essa fama tem um motivo: o local abriga um rico ecossistema, com uma vegetação rasteira do cerrado, solo seco da caatinga e árvores da Amazonas com mais de 300 anos de existência. Logo na entrada da cachoeira você avista um lindo flamboyant visitado por beija-flores. A cachoeira leva este nome pois ela está localizada na propriedade do seu Evilson, que também é o responsável pelo controle de entrada dos visitantes e pela taxa que é cobrada para a manutenção e melhorias na cachoeira. Com queda d"água de 25 metros de altura, a Cachoeira do Evilson tem um poço que se forma aos pés da queda, proporcionando um delicioso banho em meio à natureza. Você ainda pode praticar rapel no paredão da cachoeira.

4. Cachoeira da Bela Vista


Esse nome tem tudo a ver com a cachoeira: ela realmente possui uma linda vista! De todas as cachoeiras de Taquaruçu já citadas, essa é a que possui um menor volume de água, com uma queda de aproximadamente 7 metros de altura, formando um poço que também não é muito profundo.Rodeada de vegetação, a Cachoeira da Bela Vista proporciona um visual incrível da natureza. Além disso, a trilha que leva até a cachoeira é rodeada por árvores, e oferece uma vista privilegiada da capital Palmas e do Rio Tocantins.

5. Cachoeira da Arara


Localizada dentro da propriedade do Hotel Fazenda Ecológica, a Cachoeira da Arara tem, aproximadamente, 30 metros de altura. Ainda nesta propriedade, é possível conhecer outra cachoeira menor e um lago.Além da queda principal, ela tem uma outra que parece ser uma queda de borda infinita. A beleza dessa cachoeira é de tirar o fôlego, oferecendo uma beleza deslumbrante desse lugar incrível que é o Tocantins

6. Cachoeira Vai Quem Quer


Essa cachoeira fica localizada no Vale Vai Quem Quer, que é banhado pelo rio Ribeirão de São João e conta com o total de 12 cachoeiras e piscinas naturais. A Cachoeira Vai Quem Quer é uma das mais visitadas do vale. Com aproximadamente 4 metros de altura, essa cachoeira tem águas cristalinas e rasas, garantindo a diversão para toda a família. O responsável e dono da cachoeira é o Sr. Judson. Por lá é permitido levar alimentos para fazer um almoço, mas você também encontra quiosques que vendem alguns pratos e bebidas.

7. Cachoeira da Sambaíba


Mais uma das cachoeiras de Taquaruçu que fica dentro do Vale Vai Quem Quer, a Cachoeira da Sambaíba é linda: sua queda d"água de 12 metros de altura forma um poço de águas cristalinas em um tom de azul e bem geladinha. É perfeito para relaxar e apreciar a paisagem do cerrado.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias