Cidades Turismo

3 lugares para você conhecer na Ilha do Bananal

Um dos maiores santuários ecológicos do Brasil, a Ilha do Bananal revela locais paradisíacos

Por GG Notícias

14/07/2021 às 18:23:31 - Atualizado há

Com cerca de 20 mil km quadrados, a Ilha do Bananal, é a maior ilha fluvial do mundo. Cercada pelos rios Araguaia e Javaés, ela é uma ambiental brasileira desde 1959. É também considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993. A ilha é ainda uma das zonas úmidas de importância internacional, classificadas pela Convenção de Ramsar.

A Ilha do Bananal localiza-se no estado brasileiro do Tocantins, mais precisamente nos municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Ela está na divisa do Tocantins com os estados do Mato Grosso (no rio Araguaia) e de Goiás (na porção sul do rio Javaés). Na foz do rio Javaés, localizada no extremo norte da ilha, está a tríplice divisa entre os estados de Tocantins, Mato Grosso e Pará. O local é também o único ecótono brasileiro, ou seja, espaço onde há o encontro de mais de dois biomas.

Por este motivo, a ilha possui uma grande diversidade em flora e fauna. Sendo condiderada por muitos o maior santuário ecológico do país. Lá você vai encontrar praias fluviais, lagos, igapós, rios e riachos exuberantes. Confira algumas atrações imperdíveis:


Projeto Quelônio


Desenvolvido pelo Instituto Ecológica, o projeto procura analisar e compreender o comportamento reprodutivo dessas espécies de tartaruga. Para isso, foi estabelecida uma unidade demonstrativa no Centro de Pesquisa Canguçu para sustentação dos objetivos de conservação do projeto e para fins de educação ambiental. Um área de 200.000 ha de floresta tropical foi conservada, em parceria com IBAMA, Naturatins e FUNAI, e 2 RPPNs foram estabelecidas. Para esse projeto, o Instituto também fez parcerias com o Instituto Earthwatch e a Universidade Federal do Tocantins.


Parque Estadual do Cantão



O Parque Estadual do Cantão é uma unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do governo do estado do Tocantins. Tem uma área definida de aproximadamente 90 mil hectares, abrangendo os municípios de Caseara e Pium. O Parque Estadual do Cantão protege o ecossistema do Cantão, nome dado ao delta que forma o rio Javaés, ou braço menor do rio Araguaia, onde desemboca no braço maior após ter formado a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Quase toda a área do parque é inundada pelas cheias anuais do sistema Araguaia-Javaés. Por ser o delta do Javaés, são principalmente as águas deste rio, mais negras e distróficas do que as do braço maior do Araguaia, que fluem sobre o Cantão. Por isso suas florestas inundáveis e seus lagos são típicos dos igapós amazônicos. É uma região de elevado interesse científico, tecnológico, econômico e social.


Parque Nacional do Araguaia



O Parque Nacional do Araguaia foi criado durante a gestão do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 31 de dezembro de 1959, no norte do Goiás, atualmente Tocantins.Inicialmente, o Parque Nacional do Araguaia ocupava toda a área da Ilha do Bananal, cerca de 2 milhões de hectares. Atualmente, após duas mudanças em seus limites, o Parque Nacional ocupa uma área equivalente a cerca de 562 mil hectares. Está localizado no terço norte da Ilha do Bananal, sudoeste do Estado do Tocantins, abrangendo parte dos municípios de Pium e Lagoa da Confusão.

O Parque Nacional do Araguaia está situado em uma faixa de transição entre Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal, é constituído por diversas espécies da fauna, presentes nestes três biomas, além de uma cobertura vegetal bastante diversificada, apresentando vários cenários naturais de raras belezas. Esta unidade de conservação deve propiciar não somente o recebimento de turistas e visitantes, mas também a conservação da alta taxa de diversidade biológica presente e garantir os direitos das populações indígenas residentes no seu interior. Hoje, o Parque Nacional do Araguaia é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do escritório local localizado na cidade de Pium, Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias