Tocantins Cultura

Queima dos Tambores de Taquaruçu ocorre neste sábado, 17

A queima deveria ocorrer uma semana antes do carnaval, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o evento será transmitido online

Por Assessoria de imprensa

16/07/2021 às 13:36:34 - Atualizado há

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Oca do Vento agência de receptivo e eventos turísticos da Aldeia TabokaGrande, em parceria com Instituto TabokaGrande, realiza neste sábado, 17, às 20 horas, o tradicional ritual da Queima dos Tambores. A queima deveria ocorrer uma semana antes do carnaval, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o evento será transmitido da Aldeia TabokaGrande pelo link: https://linktr.ee/aldeiatabokagrande e também por vídeo de chamada para queima - https://eb4.co/5ac8a871.

A Queima dos Tambores é oficialmente chamado de queima dos Turimbós, que é um ritual de expressão e despertar da consciência mítica de misturas de tradições e raízes da Aldeia TabokaGrande que se constitui como uma cultura de transformação que reforçam as características turístico/cultural do distrito de Taquaruçu.

No ritual Queima dos Tambores, alguns elementos são representantes da identidade cultural do lugar, mantendo no distrito, guardiões da memória nativa e cultural de Palmas, humanizados a partir de signos das tradições tupi-afro-brasileiras, misturando a capoeira o boi e o congo, com princípios míticos amazônicos.

De acordo com informações dos organizadores do evento, a Queima dos Tambores é um ritual de purificação e transformação pela ação do elemento natural fogo, dando origem aos tambores de capoeboicongo, instrumentos artesanais de troncos de madeiras produzidos a partir do reaproveitamento de árvores caídas e ocadas pela ação do tempo ou de insetos como abelhas, cupins e formigas. Também de sementes e talos de tabocas, cuias e cabaças.

A Queima dos Tambores será apresentada pelo Mestre Wertemberg Nunes, e contará com a participação dos convidados como: Dorivã Borges, Fernando Magoo, Rodrigo Rodrigues e Edi Ribeiro durante a Roda de Turimbó. A execução do capoeboicongo será feito pela banda TabokaGrande composta por Wertemberg Nunes, Wertem Nunes, Taiom Nunes, Tato, Enes Dárc Rodrigues e participação especial do Mestre Tambor.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o ritual da Queima dos Tambores representa a construção da identidade cultural de forma consciente. "O ritual da queima além de celebrar a cultura regional, promove uma ação de conscientização importante na fabricação do tambor de forma sustentável, sendo um importante atrativo turístico e cultural do distrito de Taquaruçu", destacou.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas, do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias