Tocantins Cultura

Artesanato indígena Krahô do Tocantins passa a ser comercializado pela internet

Artesanato e biojoias produzidos por indígenas da Aldeia Manoel Alves Pequeno serão integradas as vitrines virtuais em plataformas de e-commerce

Por Henrique Lopes / Governo do Tocantins

20/07/2021 às 09:34:06 - Atualizado há

A consolidação do artesanato indígena nas plataformas de vendas online e a abertura de novos formas de comercialização e divulgação das peças de artesanato e biojoias produzidas pelo povo Krahô, foi a pauta de um encontro realizado entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, com representantes da Aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Itacajá.

A reunião, realizada na última sexta-feira, 16, no gabinete da presidência, contou com a presença do vereador Renato Krahô,, da liderança feminina Krahô e coordenadora da Casa de Artesanato da Aldeia Manoel Alves, Raquel Rõrkwyj Krahô, e do coordenador Técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Itacajá, João Luiz Barros Carneiro.

Ao apresentar as peças, os representantes do povo Krahô abordaram sobre a necessidade do fortalecimento do apoio aos artesãos da comunidade e a abertura de espaços de divulgação e venda dos artesanatos, como política de incentivo à cultura indígenas. "Precisamos fortalecer essa cultura e dar a visibilidade necessária para que as pessoas conheçam as nossas raízes, nossas histórias e tradições, por meio da nossa arte. Além de auxiliar no desenvolvimento e na geração de renda do nosso povo", ressaltou Renato Krahô,.

Explanando sobre as políticas de apoio aos artesãos de todo o Estado, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou as ações de inclusão do artesanato tocantinense em plataformas como o Mercado Livre e também elencou as possibilidades de parcerias, intermediadas pelo o Governo do Estado, por meio da Adetuc, para ampliar o comercialização de peças de artesanato e biojoias.

"Temos um acervo cultural que é riquíssimo e que deve ser apresentado ao mundo por meio do artesanato. A internet tem permitido essa conexão, tornando as plataformas de vendas uma vitrine de divulgação e comercialização desses produtos e que garante o aumento significativo da renda das famílias, principalmente nas comunidades indígenas", destacou Jairo Mariano ao frisar a determinação do Governador Mauro Carlesse para que a Adetuc crie políticas de incentivo a comercialização do artesanato tocantinense

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias