Cidades Turismo

Tocantins: conheça 6 trilhas e passeios radicais no estado

O estado mais jovem do país é recheado de opções para turismo de aventura.

Por GG Notícias

06/12/2021 às 15:00:00 - Atualizado há

Para quem gosta de turismo de aventura, o Tocantins oferece inúmeras opções. Há locais de acesso mais fácil e outros mais radicais, com um nível maior de dificuldade. O importante é sempre curtir com segurança, por isso, contratar um guia local é sempre a melhor opção.

O condutor ambiental local Vitor de Almeida Macedo destacou que: "Fazer um trilha ecológica exige atenção e preparo, por isso a necessidade de estar acompanhado de um guia local, que conhece a região a ser explorada, tem o treinamento para eventuais intempéries, como encontros com animais da fauna local por exemplo, além do conhecimento sobre a história, geografia, fauna e flora locais, que enriquece a experiência do ecoturismo. Sempre atento à uma das premissas desse tipo de turismo, que é causar o mínimo de impacto ambiental por onde passar. Nas unidades de conservação do estado, como o Jalapão e Cantão, há ainda a obrigatoriedade, por força de lei, da presença de um guia local."

Confira agora a lista com as 6 trilhas e passeios radicais que elencamos para vocês:

Serra do Espírito Santo


A Serra do Espírito Santo é uma das mais emblemáticas paisagens do Jalapão. O longo e reto platô de arenito é seguido pela formação em pirâmide em uma das pontas, uma silhueta inconfundível e que se tornou marca registrada da região. A Serra do Espírito Santo está localizada ao lado das Dunas do Jalapão e é considerada a responsável pela formação do parque de areia. A rocha sofre de maneira perfeita a ação do vento que faz com que todo o material da erosão seja depositado no mesmo lugar, formando assim as dunas. Um fenômeno único no cerrado brasileiro.

Além de ser um belo cenário para quem está na estrada, a Serra do Espírito Santo também é uma das mais atraentes e belas trilhas do Jalapão. Em pouco tempo, mas com algum esforço, é possível chegar ao topo da serra e ver a imensidão da região no alto do chapadão. A partir do estacionamento dos carros, a trilha demora, em média, 50 minutos até o topo do primeiro mirante e mais meia hora até o segundo.

A subida inicial é a parte mais difícil. O paredão íngreme tem o equivalente a 83 andares e exige esforço físico e um bom par de joelhos dos viajantes. Durante o trajeto, há vários bancos que servem de apoio para tomar um ar e seguir o trajeto. Logo no final da subida, já estará o principal mirante da Serra do Espírito Santo, de onde se observa o nascer do sol. A partir desse mirante, são mais 3 km de caminhada até chegar ao segundo ponto de observação, de onde se pode ver as Dunas do Jalapão. O trajeto total, ida e volta, tem 7 km e duração média de três a quatro horas, contando o tempo de parada para fotos e observação de nascer ou pôr do sol.

Mirante do Segredo


O primeiro sinal da chegada a Lajeado é o Morro do Segredo. Trata-se de uma elevação de 250 metros de altura, situado na entrada da cidade. A visão do morro desperta a curiosidade e impressiona, porque parece ter sido formado por lava derretida há milhões de anos.

O nome se deve a lendas e fenômenos, como o aparecimento constante de luzes misteriosas, que fazem com que os moradores acreditem que o morro guarde algum segredo.

Como chegar: O morro fica a 1 km de Lajeado. A cidade, por sua vez, fica a 50 km de Palmas, o acesso pode ser feito pela TO-050.

A trilha pode ser acessada somente com acompanhamento de um guia local, a duração da trilha é de aproximadamente 6h (3h de ida e mais 3h de volta).


Morro do Sereno


Esse morro é um lugar maravilhoso para ver o pôr e o nascer do sol. A trilha tem 1070 metros no total, sendo 820 metros de subida e o restante em local plano, levando em média 40 minutos de percurso. É essencial ir com guia. Em breve o local terá uma tirolesa.


Cânion Encantado


Localizado na cidade de Almas, o Cânion Encantado já foi cenário do reality show " Largados e Pelados". São quatro quedas d"água simultâneas com mais de 70m de altura. Na base, as águas formam um pequeno lago ao redor de uma prainha. Em volta, as águas minam das veredas e se encontram no fundo do cânion, formando um córrego que alimenta a vegetação. Devida a força da queda d'água não é permitido tomar banho no local.

Para conhecer há opções de trilhas aquática e por terra adentrando o cânion de rara beleza com paradas para contemplação e banhos (piscinas naturais e cachoeiras). A beleza do local compensa o esforço para chegar ao Cânion Encantado, que exige caminhada de mais de duas horas.

Localizado na comunidade Serra Negra, o roteiro proporciona grandes emoções com a oportunidade de conhecer fauna e flora exuberantes e preservadas com imensos pés de Pau Brasil. O Vale do Encantado está localizado a 70km do centro da cidade de Almas.

Serra da Catedral


Chamada de Morro do Mandacaru pelos nativos, a Serra da Catedral fica entre São Félix do Tocantins e Novo Acordo e também faz parte de atrações incríveis da região do Jalapão, no Tocantins, no Norte do Brasil. Ainda pouco explorada, essa beleza natural é uma formação rochosa de milhares de anos que se assemelha a uma grande fachada de igreja. Em 2010, a serra foi reconhecida pelo ICMBio como uma reserva de Patrimônio Natural.

Não tem como não se encantar com a grandiosidade do local. Cada simetria de seus cortes e detalhes se destacam em meio ao chapadão do cerrado. No pico do Jalapão, o morro tem 180 metros de altura, o que equivale a um prédio de 60 andares.

A trilha para chegar no pico tem duas etapas: uma escada de 365 degraus que leva até a metade da escalada e uma escada suspensa, que exige equilíbrio dos ecoturistas. Com o objetivo de ser coerente com a sustentabilidade do local, esses degraus da primeira parte foi feito com pneus velhos para dar mais segurança para os turistas e estabilidade para o terreno.

Assim como a maioria das atrações do Jalapão, a Serra da Catedral também tem um auxilio das aves para montar o cenário perfeito. São araras, maritacas e águias que produzem uma verdadeira sinfonia e "cuidam" da escultura.

Cantão


A região do Cantão abriga o encontro dos biomas Amazônia e Cerrado, maiores ecossistemas brasileiros. Seus mais de 800 lagos servem de berçário natural para populações de peixes. O Parque Estadual do Cantão abriga algumas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e a ariranha. No Local, também já foram catalogadas cerca de 300 espécies de aves, das quais 33 são endêmicas.

O Cantão é muito procurado por observadores de aves e adeptos da pesca esportiva. Os turistas ainda podem fazer trilha aquática e cicloturismo.

Quem vai ao Cantão, se quiser se aventurar ainda mais, pode aproveitar para conhecer a Ilha do Bananal, que ocupa um espaço de 20 mil km² e é considerada um dos mais importantes locais de preservação ecológica do Brasil, desde 1959, quando foi instituída como reserva ambiental.

Como chegar ao Cantão

Saindo de Palmas, o melhor caminho para se chegar é pela cidade de Caseara. Pode-se alcançar a cidade por voos charter (40 minutos) ou por via terrestre, pegando a rodovia TO-080, a partir de Palmas. O percurso é feito em três horas, em média.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia