Cidades Online

"Uma Entre Mil Palmas Possíveis": recital poético-musical foi lançado nesta quarta-feira, 30

Show de Thiago Ramos de França vai ao ar pela plataforma Curta Palmas, às 20 horas

Por GG Noticias

31/03/2022 às 09:28:43 - Atualizado há

O artista multimídia Thiago Ramos lançou nesta quarta, 30, às 20 horas no canal Curta Mais a show "Uma Entre Mil Palmas Possíveis – recital poético-musical". Projeto em que apresenta poemas e canções de sua autoria, feitos a partir de vivências e experiências na cidade de Palmas, contemplado pelo no Edital N° 010 da Aldir Blanc da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Conforme o autor, o projeto é originário do livro "Palmacética" (publicado em 2019), resgatando em um novo formato muitos dos textos publicados, além de criações inéditas que irão compor uma edição futura. "Já tenho um livro publicado, que é Palmacética, e agora um projeto musical que se utiliza de muitos desses textos e de outros ainda inéditos, que estarão num livro futuro. O próximo passo para estas canções é a gravação em estúdio, talvez em disco físico, mas, certamente estão em meus planos transformar tudo isso num show, batalhar por circulação", afirma Ramos.

O prêmio foi bastante oportuno para tirar muitas de suas músicas do papel e do campo das ideias, "Eu havia chegado num ponto em que considerava o projeto musical muito maduro, mas não tinha perspectivas de como desenvolvê-lo na prática. O edital caiu como uma luva para uma primeira materialização em áudio e vídeo com maior qualidade técnica e artística", pontua Ramos.

A produção musical e os arranjos são assinados por Heitor Oliveira (teclado e clarinete), Ulisses Cândido (violão solo) e por Thiago Ramos (violão e voz). Outra presença fixa no palco é a de Alexandre Carneiro (contrabaixo elétrico, percussão e vocais). Alciney Oliveira participa da última música, "Transitus Erotiques Est", em que toca saxofone.

Outros destaques são o cenário, feito a partir de fotos ampliadas de Edson Lopes (gentilmente cedidas por Tharson Lopes, seu filho) primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas (falecido em 2010 aos 66 anos), que trazem imagens do começo da cidade no início dos anos 1990 e a inserção de mini depoimentos de moradores de Palmas, como Eliezer (alguém que Thiago conheceu no Seturb em 2019 e nunca mais viu), Carlos de Bayma (escritor, cantor e compositor), Gil Doliath (arquiteta, cantora e compositora) e Patrícia Orfila (arquiteta, escritora e professora da UFT), cada um com seu ponto de vista, abordando a capital tocantinense por ângulos distintos, trazendo a suas cidades de Palmas. Promovendo, mesmo que com limitações de tempo e espaço, uma maior diversidade e pluralidade para o show.

"Quando se fala em 'Mil Palmas Possíveis' é importante chegar até a Palmas de cada um, por isso estas vozes e as imagens do Edson, porque elas representam uma fagulha disso, de toda a enormidade que é uma cidade. A cidade vista pela construção, pelos afetos, pelos dramas, sonhos e ambiguidades. Então, ao invés de pedir que as pessoas lessem ou declamassem poemas, eu pedi que elas compartilhassem suas histórias, falassem da sua relação com a cidade, partindo para uma abordagem mais direta. Creio que esta tenha sido a decisão mais acertada para a inclusão dessas participações. São pessoas muito ricas, portanto, mesmo em falas muito curtas o resultado ficou bastante especial e profundo", considera o Autor.

Autoria

Thiago Ramos de França é tocantinense de Cristalândia. Veio para Palmas em 2002 para cursar Jornalismo na então Unitins, logo depois UFT. Em Palmas produziu fanzines, realizou exposições, se descobriu poeta e compositor. Sobre esta cidade publicou um livro. A partir dela refez seu trajeto. Teve um filho. E ainda sonha. "Uma Entre Mil Palmas Possíveis não para por aqui. Ainda tenho muitas músicas que ficaram de fora por questões de tempo. Mais pela falta do que pelo excesso. O próximo passo é gravá-las. O próximo passo é mantê-las vivas. O próximo passo é ainda mais empolgante. Estamos, ainda bem, no meio do processo", finaliza.

Ficha Técnica

Uma Entre Mil Palmas Possíveis - recital poético-musical
Gravado no Auditório do Cuíca, UFT, em Palmas, no dia 23 de março de 2022.
Produção musical e arranjos de Heitor Oliveira, Thiago Ramos e Ulisses Cândido.
Thiago Ramos - violão e voz
Heitor Oliveira - teclado e clarinete
Ulisses Cândido - violão
Alexandre Carneiro - contrabaixo elétrico, percussão e vocais
Alciney Oliveira - saxofone (em Trânsitus Erotiques Est)
Produção de áudio - Frederico Garibalde Mateus
Filmagem e edição - Vanguarda Audiovisual

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias