Internacional História

Descoberta no Egito: sarcófagos e estátuas de bronze de 2.500 anos atrás

Por GG Noticias

03/06/2022 às 07:00:00 - Atualizado há
O local onde sarcófagos e estátuas foram descobertos no Egito é conhecido pela famosa pirâmide escalonada do faraó Djoser - Foto: Divulgação

O governo do Egito anunciou uma descoberta extraordinária: 250 sarcófagos e 150 estátuas de bronze na necrópole de Saqqara, no sul do Cairo, o último de uma série de achados notáveis na região.

O local é conhecido pela famosa pirâmide escalonada do faraó Djoser, construída 2.700 antes da era cristã pelo arquiteto Imhotep.

Entre as 150 estátuas encontradas, uma é do próprio arquiteto, considerado revolucionário da arquitetura no mundo antigo.

"Encontrar a tumba de Imhotep" é um dos principais objetivos da missão, que já fez quatro temporadas de explorações arqueológicas no local", afirmou Mostafa Waziri, diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do país.

Além da estátua de Imhotep, foram encontradas outras de bronze, que representam as divindades do panteão egípcio "Osiris, Isis, Hator, Ámon Min, Nefertum e Anúbis".

Informações sobre a vida após a morte

O local onde foi feita a escavação é conhecido como Cemitério dos Animais Sagrados e foi batizado assim porque, em 2019, explorações encontraram no local múmias e artefatos de bichos.

Agora o governo analisa a autenticidade de um papiro de 9 metros com trecho do Livro dos Mortos, escritura sagrada da cultura egípcia com informações sobre a vida após a morte.

Grande Museu Egípcio

Essas preciosidades serão levadas para o novo "Grande Museu Egípcio", perto do planalto de Gizé, no próprio Egito.

As autoridades egípcias esperam inaugurar o espaço este ano, possivelmente em novembro, após muitos adiamentos.

Essas descobertas poderão dar força para o turismo e também vão facilitar a "reescrever a história" deste período, segundo Waziri.

Que incrível!

Youtube tumbnail video

Com informações de Poder 360

Fonte: Só Notícia Boa
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias