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Golpe

População tocantinense recebe orientação sobre o golpe da "Mão Fantasma"

Polícia Civil deu várias dicas importantes para não cair nesse novo golpe.


O golpe se inicia com ligações, mensagens de texto ou e-mails com links falsos (Foto: Shutterstock)

Um novo golpe virtual tem feito vítimas em Palmas nas últimas semanas. Nomeado como o golpe da "Mão Fantasma', a prática objetiva roubar credenciais bancárias presentes em celulares e transferir o dinheiro das contas. A Polícia Federal emitiu um alerta e estimou que ao menos 40 mil pessoas já foram vítimas da prática criminosa no Brasil.

Em Palmas, essa nova modalidade de crime virtual também já começou a ser registrada na Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). O delegado titular da DRCC, Lucas Brito Santana, destacou que o golpe consiste em induzir a vítima a instalar uma falsa atualização de segurança em seu aparelho celular.

"O golpe tem início com a vítima recebendo uma ligação de alguém se passando pelo funcionário do banco – que na verdade é próprio criminoso – e informa que há movimentações estranhas como uma compra suspeita ou uma possível invasão na conta. O golpista diz então que é necessário realizar uma atualização de segurança para o aplicativo do banco. Após essa falsa atualização, os criminosos assumem, em tempo real, o gerenciamento do dispositivo móvel, momento em que passam a fazer diversas transações bancárias", explicou o delegado Lucas Santana.

Outra maneira de começar o golpe são mensagens de texto e e-mails com links falsos que levam para baixar aplicativos ou atualização de segurança. O aplicativo utilizado é capaz de fornecer acesso do celular para o criminoso. Com o aplicativo instalado, o golpista toma o acesso do celular em tempo real e começa a transferir os valores da vítima, solicitar empréstimos e realizar outras transações.

O delegado Lucas Santana, orienta a população a tomar alguns cuidados para que não sejam vítimas desse novo golpe. "A primeira coisa que as pessoas devem entender é que as instituições financeiras não entram em contato solicitando instalação de aplicativos, ou enviam links para atualizações de dados. Na dúvida, a orientação é procurar a instituição financeira de maneira presencial ou buscar contato pelo número que fica no verso do cartão físico".

Confira outras dicas para se proteger do golpe:

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