Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Queimadas

Incêndio que atinge a Serra do Estrondo em Paraíso já destruiu uma área de 20 mil metros quadrados

Bombeiros e Brigada Florestal Municipal estão na região para fazer o monitoramento dos focos que se intensificaram durante o fim de semana.


Caminhão-pipa está dando apoio às equipes �- Foto: Semactur/Divulgação

Um incêndio florestal que atinge a região da Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins já devastou uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paraíso, a Brigada Florestal Municipal e as equipes estão no local. Até a tarde desta terça-feira (13), o fogo que começou mais intensamente no sábado (10) foi controlado, mas ainda estão em monitoramento. Um caminhão-pipa está no local para dar suporte ao combate às chamas.

No feriado de 7 de setembro, a prefeitura realizou uma força tarefa no alto da serra, que é um dos cartões postais da cidade, para instalar placas ambientais e fazer a limpeza e aceiro da região para evitar que o focos que já surgiam se espalhasse. Também pediu a população que evitasse jogar "bitucas" de cigarro nos locais, para não causar possíveis incêndios florestais.

Apesar dos cuidados, no sábado (11), muitos focos se espalharam pela serra. Segundo a prefeitura, a estiagem os ventos contribuem para que as chamas se espalhem.


Incêndio começou no sábado (10) na Serra do Estrondo — Foto: Bombeiros/Divulgação

Taquaruçu

Na região de Taquaruçu Grande, os bombeiros também começaram esta terça-feira (13) combatendo incêndio florestais. A região tem focos que se arrastam por quase 20 dias e as equipes enfrentam dificuldades para acessar as regiões de mata fechada e terrenos irregulares.

Na segunda-feira (12), as equipes atuaram perto da Cachoeira da Roncadeira, um dos pontos turísticos do distrito de Taquaruçu. Na região, segundo os bombeiros, os focos começaram no domingo (11) e também por ser de difícil acesso, o combate às chamas só terminou no fim do dia seguinte.

Somente no mês de setembro, o Tocantins registrou 1.418 focos de queimadas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Parte da área está devastada pelas chamas em Taquaruçu — Foto: Bombeiros/Divulgação

G1 TO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!