Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Imposto de Renda

Nesta quinta será liberado programa gerador do IR 2023


A Receita Federal liberou com uma semana de antecedência o programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano (ano-base 2022).

A antecipação tem como objetivo dar mais tempo para que os contribuintes se organizem e evite congestionamentos no primeiro dia de entrega da declaração, que continua de 15 de março a 31 de maio.

O programa gerador pode ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.


"A antecipação do PGD [programa gerador da declaração] ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos", explicou o Fisco no comunicado.


As informações das declarações de rendimentos enviadas por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde só estarão disponíveis a partir de 15 de março, data prevista para o envio da declaração pré-preenchida.


Novidades

Entre as novidades deste ano estão a prioridade no recebimento da restituição de quem optar pelo Pix como forma de pagamento e a redução da obrigatoriedade de declaração de quem tem investimentos na bolsa de valores, que agora só é obrigatória para quem vendeu ações cuja soma superou R$ 40 mil ou obteve lucro com a venda de ações em 2022.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!