Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tocantins

Gestores das Unidades de Conservação se reúnem em Mateiros

Primeira etapa do encontro aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mateiros, para apresentação de demandas e diálogo sobre ações estratégicas para 2023


Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins

Com foco em aperfeiçoar a gestão das Unidades de Conservação (UCs), a partir do intercâmbio de experiências gestores das UCs se reuniram no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mateiros, para apresentação de demandas e diálogo sobre ações estratégicas para 2023.

Estiveram presentes os supervisores Hermísio Alecrim, do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf); Alessando Machado, do Parque Estadual do Jalapão (PEJ); Lyon Cardoso, do Parque Estadual do Lajeado (PEL); Adailton Glória, do Parque Estadual do Cantão (PEC); Camilla Muniz, da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado; Fábio Dias, da APA Ilha do Bananal/Cantão; Rejane Nunes, da APA Jalapão; Abel Cardoso, da APA Lago de Palmas; e Ayranan Leite, da APA Nascentes de Araguaína. O encontro, que foi promovido pela Gerência das Unidades de Conservação (Geuc), contou com a participação do gerente responsável, Rodrigo Sávio; da gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz; e do diretor Warley Rodrigues.

Dentre as principais pautas discutidas, os gestores pontuaram a atuação da Brigada Gavião Fumaça e a preparação para as ações de prevenção e combate dos incêndios florestais. "Este é o segundo intercâmbio realizado entre gestores. O primeiro foi realizado no ano passado, no PEC", recordou o diretor Warley Rodrigues, ao destacar que "essa estratégia de reunião com gestores e com os parceiros, primeiro com os parceiros, que valida o trabalho de um ano e meio com a WWF-Brasil e CeMAF [Centro de Monitoramento e Manejo do Fogo], e, nessa oportunidade de validação desses trabalhos, trouxemos os gestores para interagir nesse produto que será usado nas UCs em breve", informou.

Para um dos anfitriões do encontro, o supervisor do PEJ, Alessandro Machado, este tipo de encontro fortalece a gestão e estabelece bons vínculos funcionais. "Cada gestor expõe suas ideias, demandas e anseios. Isso cria um vínculo entre os colegas de trabalho e a gente aprende também. Trocamos ideias e aí conhecemos as particularidades de cada unidade e isso é importante para cada gestor. É um prazer recebê-los aqui, isso vai fortalecer muito nosso trabalho", avaliou.

Para Hermísio Aires, que veio do Distrito de Bielândia, onde está localizado o Monaf, a 740 km de Mateiros, esta é uma vivência nova que permite que experiências adquiridas em cada localidade possam ser adaptadas da melhor forma à realidade local. "O que levamos de uma unidade para outra são as características, especificações e minúcias que podem ser adaptadas de uma unidade para outra. Isso rende bons frutos. Principalmente agora, que vai começar o período de queima controlada. Com esta discussão de ideias, vamos acertar mais", pontuou o supervisor.

"É importante ouvir os gestores das unidades, pois são eles que estão na linha de frente e conhecem as particularidades das mesmas", destacou o gerente Rodrigo Sávio ao lembrar que esta dinâmica de trabalho contribui ainda "para a construção e revisão dos planos de manejo, pois viabiliza a discussão que irá permitir estabelecer aspectos fundamentais relacionados a quais são os objetivos gerais das unidades, o zoneamento, as normas para nortear e regular o uso da área e o uso dos recursos naturais, conforme previsto na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC)".

Nesse sábado, 15, e domingo, 16, a programação aconteceu com encontros nas comunidades para pactuação do calendário do Manejo Integrado do Fogo (MIF). Representantes da WWF-Brasil e CeMAF também participaram das atividades.

Pesquisa em UCs

Com a publicação do resultado final dos projetos selecionados no edital de pesquisa para Unidades de Conservação, que foi lançado em junho do ano passado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), a gerente Vanessa Braz apresentou as supervisões das UCs as pesquisas contempladas no edital e em quais localidade serão realizadas. "Os 12 projetos aprovados são de suma importância para o fortalecimento das nossas Unidades de Conservação, visto que, as temáticas contemplam questões que auxiliarão na preservação e conservação da nossa biodiversidade, como também fortalecerá as comunidades que dependem da manutenção de um ecossistema saudável e equilibrado para tirar fontes do seu sustento", detalhou.

Cada um dos 12 projetos de pesquisa receberão R$ 100 mil. Confira o resultado final no link.

O edital tem por objeto o apoio a projetos de pesquisa aplicados ao conhecimento, monitoramento, manejo, uso e proteção da biodiversidade, do patrimônio cultural e dos recursos naturais nas UCs. Nesta fase serão destinados R$ 1,3 milhão; o recurso é oriundo de compensação ambiental para ser aplicado nas UCs.


Lidi Moreira/Governo do Tocantins

Gestores das Unidades de Conservação se reúnem em Mateiros

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!