Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MEIO AMBIENTE

Defensoria Pública do Tocantins inaugura Econúcleos sustentáveis e econômicos

Novas sedes próprias substituem imóveis alugados e promovem sustentabilidade


Foto: divulgação redes sociais

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) inaugurou o segundo Econúcleo na cidade de Colméia, a 210 km de Palmas. O evento contou com a presença da Administração Superior, membros da Instituição, autoridades locais e a comunidade.

A defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, visitou as instalações e enfatizou a importância do investimento responsável e sustentável, destacando o conforto para os assistidos e condições adequadas para os membros e servidores.

A construção do Econúcleo em Colméia foi possível graças à parceria com a bancada federal do Tocantins, que destinou aproximadamente R$ 5,7 milhões em emendas para a construção não apenas nessa cidade, mas também em outros dez municípios do estado.

Essa iniciativa permitirá que a Defensoria Pública deixe de alugar unidades no interior, gerando economia significativa dos recursos públicos.

A defensora pública-geral ressaltou a importância dessa parceria, que fortalece tanto a instituição quanto os parlamentares comprometidos com o acesso jurídico gratuito para pessoas hipossuficientes.

Essa abordagem sustentável contribui para a redução do desperdício e da emissão de resíduos no processo construtivo, assista o vídeo:




Durante a inauguração, a senadora Professora Dorinha, que destinou recursos para a obra enquanto era deputada federal, expressou seu apoio à Defensoria Pública e elogiou a gestão inovadora da instituição, que cuida das pessoas mais vulneráveis e garante acesso à defesa e assistência em todo o estado. O prefeito de Colméia, Joctã José dos Reis, também enalteceu a nova sede da DPE-TO em seu município, ressaltando que irá atender a população com dignidade.

O Econúcleo de Colméia está preparado para oferecer atendimento de qualidade à comunidade, com uma estrutura completa que inclui sala de recepção, banheiro adaptado para pessoas com deficiência, sala de amamentação, copa, sala técnica e duas salas de atendimento.

Essa sede própria e sustentável é resultado de um projeto que prioriza a economia, a sustentabilidade e a acessibilidade. A utilização de estrutura metálica em estilo contêiner e a captação de energia solar são algumas das características inovadoras desses espaços.

O projeto Econúcleos prevê a construção de 11 unidades próprias da Defensoria Pública em todo o estado do Tocantins, representando uma iniciativa pioneira e transformadora.

A colaboração das prefeituras, câmaras municipais e da bancada federal foi fundamental para tornar esse projeto uma realidade, beneficiando diretamente as pessoas assistidas pela instituição.

Defensoria Pública Tocantins Econúcleos sedes próprias sustentabilidade economia de recursos baixo impacto ambiental energia solar

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!