Entretenimento

Ícone da Bossa Nova Astrud Gilberto morre aos 83 anos, deixando legado musical eterno

Cantora e compositora que levou a musicalidade brasileira para o mundo deixa uma marca indelével na história da música

Por Redação

06/06/2023 às 11:29:25 - Atualizado há
Siemoneit/Ullstein Bild

A música brasileira está de luto. Na segunda-feira (5), perdemos uma das vozes mais emblemáticas da Bossa Nova: Astrud Gilberto. Aos 83 anos, a cantora e compositora faleceu em sua casa na Filadélfia. Seu legado musical transcendeu fronteiras, ajudando a tornar a musicalidade do Brasil conhecida no exterior. A triste notícia foi confirmada pela nora da artista.

Astrud, nascida Astrud Evangelina Weinert em Salvador, em 1940, mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde encontrou sua paixão pela música. Em 1959, ela se casou com o lendário João Gilberto, adotando o sobrenome que se tornaria sinônimo de talento e inovação.

No Rio de Janeiro, Astrud compartilhou o palco com artistas renomados como Nara Leão, Johnny Alf e Elza Soares, entre outros. Uma de suas performances memoráveis foi "A noite do amor do sorriso da flor", apresentada no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, em 1960. A cidade carioca influenciou sua musicalidade e trabalho artístico.

Foi em 1963, já residindo em Nova York, que Astrud participou do icônico álbum "Getz/Gilberto", ao lado de João Gilberto e do saxofonista Stan Getz, com arranjos magistrais de Tom Jobim. O álbum foi um sucesso estrondoso, conquistando o Grammy de Álbum do Ano e de Gravação do Ano com a icônica canção "Garota de Ipanema" em 1965. Astrud recebeu indicações como artista revelação, perdendo para os Beatles, e Melhor Performance Feminina, perdendo para Barbra Streisand.

Apesar de sua separação de João Gilberto logo após o lançamento do álbum que a consagrou internacionalmente, Astrud seguiu uma carreira brilhante, realizando apresentações no Brasil e no exterior. Ela encantou plateias ao redor do mundo com sua voz única, levando a musicalidade brasileira para os mais variados cantos do planeta.

Ao longo do tempo, Astrud se tornou cada vez mais autoral, influenciando as novas gerações de artistas. Sua genialidade musical foi reconhecida em 2002, quando foi indicada para o "International Latin Music Hall of Fame".

O impacto de Astrud Gilberto ultrapassa gerações e fronteiras. Sua influência é sentida até mesmo nos dias de hoje, como evidenciado pela cantora Billie Eilish, que a aponta como uma de suas principais inspirações. Através de sua música, Astrud deixou um legado eterno, relembrando-nos da beleza da Bossa Nova e do poder da música para conectar pessoas ao redor do mundo.

Astrud Gilberto será eternamente lembrada como uma das maiores vozes da música brasileira, cujo talento e contribuição são imortais. Seu legado musical continuará a encantar e inspirar gerações futuras, mantendo viva a essência da Bossa Nova e a alma do Brasil na música global. Descanse em paz, Astrud Gilberto, sua voz permanecerá para sempre em nossos corações.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias