Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Governo Lula prepara novo decreto para regulamentar posse de armas com regras mais duras

Ministro da Justiça, Flávio Dino, adianta medidas restritivas


Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a lançar um novo decreto que trará regras mais rígidas para a posse de armas no Brasil. Segundo adiantou o ministro da Justiça, Flávio Dino, o documento encontra-se em fase final de análise pela Presidência e busca estabelecer um controle responsável sobre o acesso às armas no país.

Dino ressalta que, apesar das medidas mais rigorosas, o texto mantém a possibilidade para os cidadãos que desejam adquirir uma arma. O objetivo do governo é garantir que a posse de armamentos ocorra de forma segura e dentro dos limites estabelecidos pela lei.

Uma das principais mudanças trazidas pelo novo decreto é a volta às regras previstas na legislação anterior ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso implica em restrições mais severas, especialmente no que diz respeito à emissão de novas licenças para caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs), além de maior controle sobre a compra de armas de calibres mais pesados.

Além disso, o texto propõe a proibição de funcionamento de clubes de tiro próximos a áreas escolares e restringe o horário de funcionamento desses locais, não permitindo o funcionamento 24 horas. A publicidade dos clubes de tiro na internet também sofrerá restrições.

Outra medida relevante é a obrigatoriedade de os CACs transportarem suas armas sem munição até o local de prática de tiro, garantindo a segurança durante o deslocamento.

A fim de centralizar o cadastro das armas civis, o novo decreto estabelece que o registro seja feito pela Polícia Federal, por meio do Sistema Nacional de Armas. Esse processo já está em andamento desde janeiro, com a migração dos registros dos CACs que antes eram realizados pelo Exército para a responsabilidade da PF.

Governo Lula posse de armas decreto controle responsável restrições segurança pública

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!