Tocantins Corona Vírus

Enquanto Bolsonaro critica governadores por restrições, no TO, Carlesse endurece medidas contra Corona Vírus

Por GG Notícias

23/03/2021 às 12:09:35 - Atualizado há
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) continua criticando os governadores pelas medidas mais restritivas para conter o avanço dos casos de coronavírus. No momento, 16 estados, mais o Distrito Federal estão em colapso no sistema de saúde. Bolsonaro disse para seus apoiadores que os gestores estaduais "estão esticando a corda",

"Alguns tiranetes, ou tiranos, tolhem a liberdade de muitos de vocês. Pode ter certeza que nosso Exército é o verde oliva, e é vocês também. Contem com as Forças Armadas pela democracia e pela liberdade. E contem com o povo também."

Enquanto o presidente Bolsonaro critica as medidas dos governadores, no Tocantins, Mauro Carlesse (DEM) assinou nesta segunda-feira, 22, o Decreto nº 6.234 determinando que os servidores públicos estaduais cumpram seu expediente de forma remota a partir desta terça-feira, 23, até o dia 31 de março. Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a ação visa conter o avanço dos casos de Corona Vírus no Tocantins.

Também nesta segunda, Carlesse determinou ao secretário de Estado da Fazenda, Sandro Henrique Armando, que faça o pagamento integral dos servidores públicos do Executivo Estadual, referente ao mês de março, de forma antecipada e escalonada a fim de evitar aglomerações em bancos e lotéricas. Conforme o governador Carlesse, o salário que seria creditado na conta dos servidores públicos no dia 1° de abril será feito de forma escalonada ainda dentro do mês de março.

"Minha determinação é que a Secretaria da Fazenda apresente, ainda esta semana, um cronograma de pagamento por área, por exemplo, os servidores da Saúde receberão em uma data, os da Segurança Pública em outra e assim por diante. Essa medida visa evitar aglomerações em bancos e supermercados, reduzindo a circulação de um grande número de pessoas em uma mesma data", explica.

Segundo Carlesse o atual cenário vivenciado pelo Estado nos últimos dias, com aumento de casos em todos os municípios e a crescente necessidade de internação, exige dos gestores medidas que evitem a propagação do vírus.

O Norte do país tem uma grave crise instalada de ocupação das UTI's, com Acre (95,3%), Tocantins (92%), Rondônia (100%), Amapá (91%) e, com ressalvas ao Pará (80,9%), em níveis muito elevados de internações, e com uma demanda crescente por leitos. Apenas Roraima (68%) está abaixo da faixa de 80% e ainda consegue manter o sistema de saúde público com condições de atender os pacientes.

Em Palmas, o lockdown parcial termina nesta terça. Há a expectativa de que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) prorrogue o decreto que determina as medidas de circulação de pessoas e restringe as atividades não essenciais.

Em Brasília, Bolsonaro perguntou a apoiadores se a população estaria preparada para uma ação do governo federal contra as medidas restritivas de Estados e municípios.

"Será que o governo federal vai ter que tomar uma decisão antes que isso aconteça? Será que a população está preparada para uma ação do governo federal dura tocante a isso? Que que é dura? É para dar liberdade para o povo. É para dar o direito do povo trabalhar, não é ditadura não. Uns hipócritas falam aí em ditadura o dia todo, uns imbecis"
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia