Tocantins

Secretário de Educação do Tocantins participa de missão educacional na França e Holanda

Fábio Vaz representa o governo tocantinense na missão "Juntos pelo Direito de Aprender" e discute reformas educacionais e avaliações em Paris e Amsterdã

Por Redação

12/07/2023 às 15:11:16 - Atualizado há
Foto: Seduc

O secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, está imerso em uma missão educacional de grande importância, intitulada "Juntos pelo Direito de Aprender". Em Paris, França, ele se juntou a outros secretários de Educação do Brasil para discutir temas fundamentais para o avanço educacional. Nesta etapa da missão, realizada no Ministério da Educação francês, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o sistema de ingresso no ensino superior e a reforma do Ensino Médio local, além de avaliar práticas docentes.

Durante a tarde, os secretários visitaram a sede da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde debateram o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e as possibilidades de avaliação das habilidades socioemocionais e competências do século XXI. Também foram abordadas as perspectivas das avaliações brasileiras alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um importante instrumento para nortear o currículo escolar no país.

Para Fábio Vaz, essa experiência tem sido extremamente proveitosa, pois possibilita aprender com outros países e gestores de educação, fortalecendo as ações educacionais no Tocantins. Ele destaca os investimentos significativos realizados pelo governo estadual na área da educação, por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), com o objetivo de elevar os índices educacionais, melhorar a infraestrutura escolar e investir em tecnologias para o ensino e aprendizado. Representar o Tocantins nessa missão reforça o compromisso do estado em oferecer educação de qualidade aos estudantes tocantinenses.

Foto: Seduc

Após a estadia em Paris, a comitiva seguiu para Amsterdam, na Holanda, onde a programação inclui o conhecimento sobre a avaliação da Educação Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Profissional, além das provas adaptativas no computador. A missão será concluída na sexta-feira, na Universidade de Leiden, com uma apresentação sobre a avaliação da Educação Básica em países como França, Luxemburgo, Itália e Portugal.

Essa importante missão educacional, patrocinada pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e a Fundação Cesgranrio, faz parte do plano de trabalho do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Além dos representantes do Consed, a comitiva brasileira conta com a participação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), institutos de educação, gestores e pesquisadores em avaliação.

Com iniciativas como essa, fica evidente o comprometimento do governo do Tocantins em fortalecer a educação, investindo em conhecimento, troca de experiências e aprimoramento das práticas educacionais. A missão "Juntos pelo Direito de Aprender" contribuirá para impulsionar a qualidade da educação no estado, preparando os estudantes para os desafios do século XXI.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias